Fapesp oferta bolsas para ‘pesquisadores em risco’

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lançou uma iniciativa com a oferta de bolsas para viabilizar a participação de refugiados em instituições de pesquisa no Estado. De acordo com a Fundação, o valor total oferecido para essa iniciativa é de R$ 20 milhões.

Nesse sentido, a iniciativa “Pesquisadores em Risco” contará com a oferecimento de bolsas de pesquisa para duas modalidades: Auxílio Pesquisador Visitante e uma Bolsa de pós-doutorado. As bolsas para pesquisador visitante terão vigência de 12 meses, enquanto as de pós-doutorado terão duração de 24 meses. Há a possibilidade de prorrogação em casos excepcionais. 

A iniciativa da Fapesp tem como público-alvo pesquisadores de países envolvidos em situações de conflitos, como Ucrânia, Rússia, Síria e Afeganistão, por exemplo. 

De acordo com o edital de suplementação rápida, esses pesquisadores em situação de risco podem colaborar atuando em projetos de pesquisa que já estão em andamento ou no desenvolvimento de novos projetos.

Submissão de propostas

O prazo para submeter as propostas já está aberto. A Fapesp irá receber as propostas até o dia 30 de agosto deste ano. Segundo a Fundação, os trabalhos submetidos serão analisados à medida que forem recebidos. Nesse sentido, o edital ficará aberto até que se esgotem os recursos oferecidos ou até a data limite.

Ainda de acordo com o edital, os pesquisadores interessados devem enviar as propostas por meio do Sistema Sage. No momento da submissão, os candidatos devem enviar todos os documentos exigidos de acordo com a modalidade de apoio.

Segundo a Fapesp, “os processos de avaliação seguirão um fluxo especial, garantindo que as análises ocorram em poucos dias, considerando a situação de emergência”. A chamada dos pesquisadores selecionados para os dois tipos de bolsas está prevista para o mês de outubro.

Com informações da Agência Fapesp.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!

Leia também UPE publica o 1º remanejamento da 3ª etapa do SSA 2022; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.