Faculdade militar: Conheça quais cursos são oferecidos

Faculdade militar: Conheça quais cursos são oferecidos

Tornar-se um militar é o sonho de muitos brasileiros. Antes de tudo, para ingressar em uma instituição das Forças Armadas, é preciso aprovação em concursos muito concorridos. 

Seja pela estabilidade do cargo, pela boa remuneração ou pela vontade de servir ao país, a carreira militar desperta o interesse de homens e mulheres. Caso essa seja sua situação e você não sabe qual será sua formação, então está lendo o artigo certo. 

Agora, você conhecerá quais são os cursos de graduação ofertados pelas instituições militares das três Forças Armadas do Brasil: Exército, Marinha e Aeronáutica.

Cursos de graduação das faculdades militares

Ciências Militares

O curso superior de Ciências Militares é oferecido pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), vinculada ao Exército Brasileiro. Dessa forma, o curso possui cinco anos de duração e forma Oficiais das Armas, de Intendência ou de Material Bélico.

Conforme o site da instituição, o curso divide-se em três etapas. Na primeira, conduzida pela Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), o aluno aprende sobre técnicas militares, treinamento físico e outras disciplinas mais básicas.

Já na segunda fase, o estudante escolhe a sua especialização entre as sete opções: engenharia, artilharia, infantaria, cavalaria, comunicações, material bélico ou intendência. 

Após isso, o aluno passa para a terceira parte da formação que consiste em atividades táticas. Além disso, também é preciso fazer estágio no último ano. O formando garante o título de Bacharel em Ciências Militares, recebendo um salário superior a 5 mil reais.

Ciências Militares – Infantaria Aeronáutica

A Academia da Força Aérea (AFA) é uma instituição de ensino superior vinculada à Aeronáutica. Atualmente, oferece o curso de Ciências Militares com habilitação em Infantaria da Aeronáutica somente para pessoas do sexo masculino.

Nesse sentido, a formação prepara cadetes para trabalhar em missões defensivas e ofensivas da Força Aérea Brasileira (FAB). Ela possui duração de quatro anos em regime de internato e um estágio de adaptação de até 40 dias corridos.

Enquanto aluno, recebe o título de Cadete da Aeronáutica, conhecido também como Praça Especial. Após o período acadêmico, se torna Aspirante à Oficial, podendo chegar ao posto de Coronel. Futuramente, caso atenda às condições específicas, pode se tornar Brigadeiro de Infantaria da Aeronáutica.

Ciências Aeronáuticas

Para aquelas pessoas que querem ser aviadoras, a AFA oferta o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV). Atualmente, o curso possui um período de adaptação de 40 dias corridos e duração de quatro anos em regime de internato.

O concluinte recebe a graduação de Bacharel em Ciências Aeronáuticas, com habilitação em Aviação Militar. Além disso, também se torna Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública.

Após a formatura, o estudante passa ao posto de Aspirante à Oficial e pode chegar ao de Coronel. Caso atenda às condições específicas previstas na legislação, o Coronel Aviador poderá ser promovido até o posto de Tenente-Brigadeiro do Ar.

Ciências Logísticas

Ainda na AFA, é oferecido o Curso de Formação de Oficiais Intendentes (CFOINT). De acordo com a instituição, o estudante se forma com o título de Bacharel em Ciências da Logística, com habilitação em Intendência da Aeronáutica.

Da mesma forma que os anteriores, o aluno concluinte também recebe a graduação de Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública. Ele também faz jus ao título de Aspirante à Oficial e pode alcançar o posto de Coronel ou de Major-Brigadeiro Intendente.

Atualmente, o curso possui duração de quatro anos em regime de internato. Além disso, há o Estágio de Adaptação Militar (EAM), no qual o candidato matriculado passa um período de até 40 dias corridos também em internato.

Ciências Náuticas ou de Máquinas

O curso de Ciências Náuticas e Ciências de Máquinas é ofertado pela Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). Nesse sentido, as formações possuem duração de quatro anos, e os alunos são instalados em regime de internato.

A princípio, os estudantes têm aulas em plataformas, embarcações e laboratórios. Além disso, também existem as atividades militares e as extraclasse, que buscam complementar o curso com assuntos de interesse para a formação do aluno.

Conforme o site da instituição, o concurso acontece anualmente e é realizado pelo Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), presente no Rio de Janeiro/RJ. Você encontra mais informações sobre o processo seletivo no site oficial do concurso.

Engenharia

O curso de engenharia é oferecido pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), vinculado ao Exército Brasileiro. A instituição possui especializações em Engenharia:

  • de Fortificação e Construção;
  • Eletrônica;
  • de Comunicações;
  • Elétrica;
  • Mecânica e de Armamento;
  • Mecânica e de Automóveis;
  • de Materiais;
  • Química;
  • Cartográfica;
  • de Computação.

Do mesmo modo, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), vinculado à Aeronáutica, também possui foco na área de ciências e tecnologia. As especializações são em Engenharia:

  • Aeronáutica;
  • Eletrônica;
  • Mecânica-Aeronáutica;
  • Civil-Aeronáutica;
  • de Computação;
  • Aeroespacial.

Apesar de serem de Forças diferentes, as duas instituições formam indivíduos para compor seus Quadros de Oficiais Engenheiros da Ativa e da Reserva. Geralmente, os cursos possuem duração de cinco anos.

Ciências Navais

A Escola Naval (EN) é a responsável por formar Oficiais dos Corpos da Armada (CA), Fuzileiros Navais (CFN) e Intendentes da Marinha (CIM). Atualmente, ela se encontra no Rio de Janeiro/RJ.

Conforme o site da Marinha, o curso dura cinco anos e divide-se em duas partes: Ciclo Escolar e Ciclo Pós-Escolar. Além disso, cada formação possui habilitações diferentes:

  • Corpo da Armada ou de Fuzileiros Navais – mecânica, eletrônica ou sistemas de armas;
  • Corpo de Intendentes de Marinha – administração. 

Após completar as duas fases do curso, o aluno recebe o Diploma de Graduação em Ciências Navais e recebem o título de Segundos-Tenentes. Atualmente, os salários para este posto na hierarquia militar passam dos 10 mil reais.

Curtiu o assunto? Então, deixe seu comentário e aproveite para conhecer todas as instituições militares brasileiras de ensino superior.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?