Faculdade EAD: Como acertar na escolha do curso a distância

Quer dicas para se matricular em uma boa graduação EAD? Confira nossas sugestões para você!

O ensino superior a distância tem ganhado adeptos no Brasil inteiro. De acordo com o Inep, em 2016 cerca de 1,5 milhão de estudantes estavam matriculados em alguma faculdade EAD.

Por conta da pandemia de Covid-19, esse número tende a crescer, uma vez que a necessidade de evitar aglomerações se tornou uma realidade permanente no País.

Sendo assim, é possível que futuramente você opte por se graduar em alguma instituição a distância. Para lhe ajudar a fazer a escolha certa, selecionamos quatro passos super importantes.

1 – Descubra tudo sobre o curso desejado

Antes de mais nada, é importante ter certeza quanto ao curso que você deseja estudar na graduação. Arrependimentos acontecem e são normais no âmbito acadêmico, mas não custa nada dedicar um tempinho conhecendo a sua carreira no futuro.

Mesmo que você não saiba em qual instituição irá se matricular, já descubra tudo a respeito do curso, por exemplo:

  • Duração do curso
  • Quais são as matérias estudadas
  • Se há matérias que precisam ser estudadas presencialmente
  • As possibilidades de atuação no mercado de trabalho
  • A média salarial
  • O reconhecimento desse campo na sociedade
  • Possíveis especializações

Enfim, são muitos os fatores que precisam ser conhecidos antes de “bater o martelo”. Afinal, trata-se de um plano sobre o seu futuro acadêmico e profissional.

Aqui nesse post falamos um pouco a respeito do assunto para quem está se preparando para ENEM e vestibular: Como escolher a graduação certa para você

2 – Pesquise faculdades credenciadas ao MEC que ofereçam o curso

Agora que você já sabe qual curso deseja e tem total conhecimento acerca dele, pode começar sua pesquisa entre as instituições voltadas para ensino a distância.

Atualmente há inúmeras opções de faculdade EAD, em todos os cantos do Brasil.

Mas lembrando que, muitas vezes, a localização dela não importa muito, já que o conteúdo programático, bem como avaliações serão totalmente online.

Em certos casos, entretanto, as universidades pedem que o aluno compareça na unidade para cumprimento de determinadas matérias ou realização de provas, por exemplo.

Outro ponto essencial é conferir se a faculdade tem o seu curso, se possui no escopo todas as disciplinas recomendadas e principalmente se é credenciada pelo MEC (veja nesse link).

3 – Conheça como funcionam os processos

Cada faculdade EAD apresenta uma forma de trabalhar as aulas e avaliações. Ainda que haja uma padronização exigida pelo Ministério da Educação, é possível encontrar diferenças permitidas, como horário de aulas, prazos, modelos de trabalhos, sistemas operacionais, etc.

Tire todas as suas dúvidas com a instituição sobre os softwares utilizados, materiais disponibilizados, se há aulas presenciais, reuniões online ou somente vídeo-aulas, enfim, tudo o que surgir a sua mente.

4 – Analise o material didático e compare

Não se esqueça de solicitar uma prévia do material didático que é oferecido (algumas cobram por ele).

Sim, é essencial que a faculdade EAD tenha à disposição apostilas, vídeo-aulas, podcasts, e-books, entre outros, com conteúdos originais para favorecer o aprendizado do aluno.

Compare-os com outras instituições, analise se estão atualizados, se são certificados pelo MEC.

Além disso, vale a pena verificar opiniões de ex-alunos da faculdade EAD pretendida, se há reclamações ou denúncias, por exemplo.

Desejamos sorte em sua escolha!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.