Facebook perde relevância na América Latina cada vez mais
Ainda líder de acessos entre redes sociais, Facebook deve ver seu número cair cada vez mais e perder espaço para o Instagram em 2025
Segundo o estudo “Visão das redes sociais: setor de luxo na América Latina”, promovido pela Labelium, consultoria de performance digital focada em empresas de moda, beleza, turismo e luxo, o Facebook continua sendo a rede social mais acessada na região, por enquanto.
Em 2023, a base de usuários na América Latina será 1,4 vezes maior que a do Instagram e mais que o dobro da do TikTok. Porém, a estimativa é que o Instagram ultrapassará o Facebook no Brasil, seu maior mercado na América Latina, em 2025. E, em 2023, a taxa de penetração do Facebook entre os usuários de redes sociais cairá para 85,3% – o nível mais baixo desde 2012.
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Já o Twitter, entre 2022 e 2024, perderá 5,4 milhões de usuários na América Latina. Plataformas como o aplicativo de mídia social indiano Koo são as que mais se beneficiam à medida que os usuários procuram alternativas ao Twitter.
O TikTok, por sua vez, será a rede social que mais crescerá até o final deste ano, apesar da desaceleração do crescimento frente à concorrência regional com o Instagram e no Brasil com o Kwai. Tendência nova no mercado das redes, o Threads mobilizou 101 milhões de usuários em apenas 5 dias.
Latino-americanos são “viciados” em redes sociais
Os latino-americanos são os povos que mais usam as redes sociais no mundo. O relatório também indica que, principalmente em países como Brasil e Colômbia, as plataformas sociais representam a maior parte do mix de anúncios digitais.
Dados de 2023 apontam que as mídias sociais têm ainda mais espaço para crescer na América Latina: quase 400 milhões de pessoas usarão redes sociais na região até o final de 2023, isso representa 59% da população total da região.
Isso deve afetar a forma como as pessoas da América Latina consomem, principalmente as mais jovens e de maior renda. O estudo diz que a próxima geração de consumidores de luxo busca credibilidade cultural e criação de comunidades online, visto que estes movimentos estão em ascensão, principalmente no TikTok.
Atualmente, as dicas de cultura vão além da qualidade do produto e estão diretamente atreladas a como a marca se posiciona em seus conteúdos de mídias. Portanto, é um quesito fundamental para atrair novos consumidores. Segundo o estudo, para a geração Z (nascidos a partir de 1995 até aproximadamente 2010), a troca cultural acontece quando as marcas se conectam com as vozes reconhecidas por essa geração.
Oportunidade para o TikTok
Para as marcas, a atenção do consumidor é um dos recursos mais importantes disponíveis nas redes sociais. Ao mesmo tempo, torna-se cada vez mais difícil para as marcas criarem disponibilidade mental nos clientes. Nessa linha, o TikTok se mostra como detentor do maior engajamento de todas as redes sociais, isso indica que os criadores de conteúdo são importantes, principalmente com comunicações descentralizadas e co-criação com os consumidores.
Outros valores importantes são a autenticidade e a transparência. A credibilidade nas mídias é fator fundamental ao redor do mundo. Em países com cenários políticos mais complexos, como é o caso de vários países latinos, existe uma maior dificuldade em alcançar a atenção do consumidor.
Criadores, storytelling e conexões profundas podem ajudar as marcas a obterem sucesso. E, por último, quanto mais curto o conteúdo, melhor. Com as pessoas cada vez mais sobrecarregadas com vídeos, textos e anúncios, qualidade também significa ter um material rápido e direto.
O relatório da Labelium ainda traz uma reflexão sobre o novo papel das agências de comunicação: anteriormente a estratégia e o tático eram misturados tendo em vista as necessidades de negócios, de marketing e de mídia com o intuito de melhorar o desempenho das empresas por meio de gerenciamento ativo, recomendações táticas e conhecimento especializado de canais.
Hoje, a estratégia é separada do tático, porém ainda respeitando os pontos de negócios, marketing e mídia, porém com o objetivo de entender os motivadores de negócios, os insights de cada categoria e os propósitos de marketing para fornecer informações precisas para mídias sociais orientadas por IA.