Exosfera: Entenda tudo sobre essa camada da Terra

A exosfera é a parte mais superficial da atmosfera da Terra, considerando a superfície. A saber, ela que precede o espaço sideral. 

Ademais, ela fica localizada acima da termosfera, além disso ela tem cerca de 1000 quilômetros de altitude a partir da superfície do nosso planeta. 

Contudo, essa distância pode mudar de acordo com o ciclo de atividades do Sol, fazendo com que a exosfera possa chegar a 500 quilômetros de altitude. 

No entanto, alguns cientistas não consideram a exosfera uma superfície da atmosfera. Desse modo, ela pode ser considerada uma parte da termosfera ou do espaço sideral. 

As camadas do planeta Terra podem aparecer em diversas provas de vestibulares e do Enem “Exame Nacional do Ensino Médio”. Por isso fique ligado no assunto, acompanhe o artigo e fique por dentro!

Características da Exosfera

A exosfera é muito rarefeita o que deixa o que deixa as colisões entre as moléculas extremamente raras. 

A saber, os gases encontrados na exosfera são o hélio e o hidrogênio, por isso nela não é impossível encontrar ar para respirar e a temperatura pode alcançar até 1000° C. 

Além disso, a exosfera possui uma distância gigantesca do planeta Terra, e por isso lá ficam alocados os satélites artificiais, ou seja, os de comunicações e meteorológicos. 

Todavia, como falamos acima é a camada da Terra que possui menor densidade, pois suas moléculas são rarefeitas. 

Camadas da Atmosfera

A atmosfera possui outras camadas além da exosfera, são elas:

  • Troposfera: Trata-se da camada mais baixa da atmosfera, ou seja, a região que os seres humanos habitam e onde ocorrem os fenômenos naturais e meteorológicos que conhecemos. 
  • Estratosfera: Essa camada aparece após a camada de transição com a troposfera, conhecida como tropopausa, onde localiza-se a camada de ozônio. 
  • Mesosfera: Camada terrestre acima da estratosfera, possui ao menos 85 quilômetros de extensão. 
  • Termosfera: Maior camada da atmosfera da Terra e possui cerca de 600 quilômetros de altitude. 
  • Ionosfera: Camada presente acima da termosfera e e possui elétrons e átomos ionizados pela radiação solar. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a Exosfera?

Não deixe de ler também – Camadas da Atmosfera: Conheça todas elas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.