Exaustão emocional: Sintomas, causas e tratamento
Infelizmente, a exaustão emocional tem acometido muitas pessoas, de diversas faixas etárias, em todo o mundo. A vida corrida, a sobrecarga de atividades e a falta de cuidado com a saúde mental podem ocasionar o aparecimento desse tipo de problema.
Neste texto, reunimos algumas informações relevantes sobre o assunto, a fim de esclarecer possíveis dúvidas que você possa ter. Acompanhe.
Sintomas da exaustão emocional
Conheça alguns dos principais sintomas do problema:
- Irritabilidade constante e mau-humor que costuma ser bastante corriqueiro. Em muitos casos, essas alterações no humor podem estar associadas ao excesso de trabalho, por exemplo. Porém, é possível que a irritabilidade “escorregue” para a vida pessoal.
- Problemas para dormir também podem aparecer. Tanto no sentido de a pessoa ter insônia e nunca conseguir descansar, bem como no sentido de o indivíduo ter excesso de sono, estando sempre exausto.
- A falta de motivação também pode ser um sinal de que a exaustão emocional e mental está agindo sobre a vida do indivíduo.
- Isolamento social e falta de afetividade também podem denunciar uma sobrecarga nesse sentido.
- Problemas cognitivos, como esquecimento, dificuldade para raciocinar e dificuldade para se concentrar são alguns dos sinais da exaustão emocional.
- Fadiga excessiva, mesmo depois de dormir por, pelo menos, 8 horas. Isto é, embora a pessoa descanse e durma, aparentemente, de uma forma adequada, ainda assim ela sente um cansaço físico ao longo do dia.
Esses são alguns dos principais sinais de que a exaustão emocional pode estar presente na vida do indivíduo. Porém, lembre-se de que o autodiagnóstico não é um bom caminho. O ideal é buscar ajuda profissional para compreender melhor a sua situação.
Causas da exaustão emocional
As causas desse tipo de exaustão costumam ser classificadas como multifatoriais. Isto é, não existe uma única causa e um único efeito envolvido com o quadro. Porém, alguns cenários podem aumentar as chances de o indivíduo vir a desenvolver esse quadro clínico. Conheça alguns desses cenários:
- Sobrecarga no trabalho: Muitas atividades, que desgastam o corpo e a mente.
- Excesso de estresse: Estresse constante e persistente na rotina.
- Falta de tempo livre: Falta de momentos de descanso e diversão.
- Problemas de relacionamento no trabalho, na faculdade ou outras áreas: Problemas interpessoais, em diversas esferas da vida.
- Rotina muito carregada: Muitas atividades, dos mais diversos tipos, que sobrecarregam a agenda.
- Autocobrança excessiva: Autocobrança e busca pela perfeição, que ocasiona excessos no dia a dia.
- Dificuldade para dizer não: Aceitar tudo dos outros para tentar agradar, mesmo que isso sobrecarregue o indivíduo.
Como dito anteriormente, as causas são multifatoriais e apenas demos alguns exemplos. A análise profissional é indispensável para avaliar o caso.
Tratamento
A busca pela psicoterapia costuma ser um dos melhores caminhos. Por meio dela, você terá o apoio de um psicólogo, poderá compreender os motivos pelos quais a exaustão emocional pode ter se instaurado, além de pensar em mudanças pertinentes para lidar com a situação.
Em casos mais graves, a busca por acompanhamento psiquiátrico também pode ser pertinente. Por isso, converse com um profissional de saúde mental para avaliar o caso e verificar os melhores tratamentos possíveis.