Conseguir evitar o microgerenciamento no trabalho é importante em qualquer corporação. Isso porque a “mania” de microgerenciar tudo pode tirar a sua paz, a sua organização e pode, ainda, criar uma imagem de um gestor autoritário em você.
Sendo assim, comece a analisar se você tem microgerenciado as mais diversas tarefas da sua empresa. E se isso tem acontecido, é hora de mudar esse tipo de situação para viabilizar o crescimento de todos os envolvidos. Acompanhe!
Formas de evitar o microgerenciamento no trabalho
Existem diversas formas de evitar o microgerenciamento no trabalho. Algumas são mais práticas de serem implementadas, outras exigem um pouco mais de equilíbrio emocional dos gestores.
De qualquer forma, listamos algumas possibilidades que podem ser bastante úteis. Veja abaixo:
1. Treinamento e desenvolvimento da equipe
Para evitar o microgerenciamento no trabalho é necessário ter uma equipe bem preparada e desenvolvida. Caso contrário, é quase que inevitável ficar diante da insegurança de delegar uma determinada tarefa.
Sendo assim, se você tem percebido alguns gaps dentro do seu time de trabalho, não fique querendo microgerenciar tudo… Mas sim, dê ao seu time a possibilidade de crescer e se desenvolver por meio de treinamentos efetivos.
2. Conhecer cada colaborador – mas conhecer de verdade
Conheça, de perto, cada um dos seus colaboradores. Se isso não for possível, devido à grande quantidade de pessoas, foque naquele time direto.
Conhecer cada indivíduo que você tem contato diariamente, e que irá arcar com as demandas que você passa, é primordial para evitar o microgerenciamento no trabalho.
Isso pois costumamos ter mais conforto e confiança naquelas pessoas que conhecemos e que acompanhamos de perto. Além disso, é por meio dessa relação de confiança que se torna possível traçar metas e métodos inteligentes, inibindo o microgerenciamento.
3. Delegar tarefas de acordo com as habilidades de cada um
Depois de mapear as habilidades e conhecer melhor cada indivíduo da sua equipe, é chegada a hora de delegar tarefas de acordo com os atributos de cada um. Acredite, esse tipo de ação é uma das principais formas de evitar o microgerenciamento no trabalho.
Afinal, você terá consciência de que está delegando algo que a outra pessoa sabe fazer – e pronto.
4. Dar abertura para que tirem dúvidas quando necessário
Seja um gestor acessível! Assim você evita que as pessoas fiquem com receio de tirar dúvidas com você e, mais tarde, acabem cometendo equívocos nas tarefas delegadas. Sendo assim, demonstre disponibilidade para ouvir e responder aos questionamentos de cada um, sempre que possível.
Dessa forma além de demonstrar empatia e consideração, você também ajuda a pessoa a evitar o retrabalho e ajuda você mesmo a evitar o microgerenciamento no trabalho.
5. Aprenda a, simplesmente, desapegar!
Esta pode ser a etapa mais difícil, porém, uma das mais valiosas também. Aprender a desapegar é peça-chave para evitar o microgerenciamento no trabalho.
Caso contrário, você sempre terá aquele “peso na consciência” de ter passado a tarefa para outra pessoa, inviabilizando o desenvolvimento do trabalho como um todo.
Esqueça e desapegue!