Evitar a competição tóxica no time é extremamente importante para manter uma atmosfera de interação que seja mais equilibrada e saudável. Caso contrário, os integrantes do grupo poderão “nadar cada um para um lado” e os efeitos disso é a falta de harmonia no time, dificuldade para atingir objetivos, entre outros.
Pensando nisso, trouxemos algumas considerações que podem ajudar você nesse tipo de ocorrência. Vejamos a seguir!
Como evitar a competição tóxica no time?
A competição tóxica pode causar problemas para a equipe que, aos poucos, afasta-se dos objetivos coletivos e foca nos interesses individuais, apenas. Por conta disso, é importante que o líder esteja atento a esse tipo de situação para minimizar problemas decorrente da competitividade tóxica. Vejamos algumas possibilidades:
1. Estimular o diálogo
O diálogo dentro das relações profissionais deve ser bem presente. Quando ocorre esse tipo de diálogo, as pessoas, tendencialmente, podem se aproximar mais uma das outras, percebendo que são um time e não adversários.
Mesmo que haja a possibilidade de um ser promovido e o outro não, ainda assim é importante ter o cuidado de não fortalecer uma competição tóxica, e o diálogo pode ajudar nisso.
2. Incentive o trabalho em equipe
O trabalho em equipe também pode e deve ser estimulado na hora de evitar a competição tóxica no time. Quando você mostra para o grupo que as forças deles, quando reunidas, podem ser bastante interessantes e trazer bons frutos, é possível que os indivíduos compreendam a importância de atuar em conjunto, ao invés de focar apenas em si mesmo.
Claro que isso não quer dizer que a pessoa deva deixar de lado os sonhos dela de ser promovida, mas, sim, quer dizer que ela pode ter esses objetivos, ao mesmo tempo em que atua em grupo e, portanto, investe em uma competitividade saudável.
3. Dê feedbacks
Se você perceber que alguns membros do grupo estão tentando “passar por cima” dos outros, dê feedbacks que possam ajudar nessa situação. Durante essas conversas, demonstre o quanto o trabalho em equipe também é importante para o crescimento individual. Dito de outro modo, mostre que ninguém é promovido agindo de forma egoísta, mas, sim, agindo de forma harmoniosa com os pares e mostrando resultados dessa forma.
4. Intervenha em conflitos
Se houver conflitos por conta da competitividade tóxica no ambiente de trabalho, lembre-se de que é papel do líder intervir. Porém, essa intervenção deve acontecer de forma imparcial, mostrando os pontos de erro e acerto dentro do conflito e buscando o equilíbrio na relação entre os pares.
Deixe claro que esse tipo de conflito não agrega valor e, pelo contrário, pode manchar a imagem do profissional. Ninguém cresce à base de conflitos e brigas, concorda?
5. Reconheça o esforço de cada colaborador
Às vezes, para evitar a competição tóxica no time é necessário mostrar o quanto o líder reconhece o esforço de cada um. Afinal, se a pessoa está tentando crescer na empresa, mas não recebe nenhum reconhecimento, ela pode começar a ficar cada vez mais competitiva para tentar se destacar dos demais. Por isso, o reconhecimento do time e de cada integrante pode fazer a diferença.