Estude questões atuais com esses 3 documentários

Muitos documentários trazem à tona questões da atualidade e que ajudam muito na hora de reforçar debates. Nesse sentido, também podem surgir como ótimas ferramentas de estudo para provas.

Então, se você está se preparando para o vestibular, Enem ou concurso, pode aproveitar esses filmes para estudar. Isso vale tanto para a redação, que geralmente aborda assuntos atuais, quanto para questões.

Selecionamos três documentários para você conhecer:

1 – Cowspiracy – O Segredo da Sustentabilidade (2014)

Produzido por Leonardo Di Caprio, esse documentário fala sobre os impactos ambientes provenientes do consumo de carne e da indústria alimentícia, como a destruição da Amazônia.

Não é preciso dizer que se trata de um tema bem atual, não é mesmo? Tanto o desmatamento quanto fatos correlatos sempre surgem em questões de Biologia, Geografia, assim como de interpretação de texto de modo geral e, claro, nas redações.

2 – 13th (2016)

Outro dos documentários que retratam temas super “quentes” e que podem cair na redação, assim como nas questões sobre atualidades.

13th conta com a análise de estudiosos e ativistas sobre a associação das prisões de pessoas negras e a superlotação do sistema prisional dos Estados Unidos.

Mostra-se um tema excelente para avaliar os acontecimentos atuais acerca do racismo estrutural, casos de violência policial, características do direito penal, déficits na estrutura das prisões, relacionando também com a realidade do Brasil nesses quesitos.

Aproveite para ler também – Atualidades: Confira 5 filmes para discutir racismo e desigualdade social

3 – Privacidade Hackeada (2019)

Esse documentário conta detalhes sobre o escândalo envolvendo o Facebook e a consultoria Cambridge Analytica à época das eleições presidenciais nos Estados Unidos. Mostra o ponto de vista de um professor que descobriu que suas informações na rede social foram hackeadas, mas não só as dele, e sim as de 240 milhões de pessoas. A partir dessas informações, foram criados perfis políticos, supostamente para influenciar as eleições americanas do ano de 2016.

Nesse sentido, é uma dica válida para se inteirar sobre lei de proteção de dados, disseminação de fake news, robotização de perfis na web. Vale a pena para ainda para refletir acerca do uso da internet e a influência que ela tem sobre a vida das pessoas. Um tema forte para a redação.

E então, você já viu algum desses documentários?

Não deixe de conhecer também – 5 filmes para estudar eventos históricos importantes

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.