Estudar em casa tem suas vantagens: é um ambiente familiar, onde você fica aconchegado e que não gera tanta cobrança.
No entanto, existem algumas razões pelas quais pode ser difícil aprender conteúdos estando no ‘conforto do lar’. Com tantas distrações, é bem fácil procrastinar. E aí já viu, né? Quando começa a perder o foco lá se vão horas deixando para depois tarefas que são importantes.
E em tempos de pandemia, o estudo em casa se tornou comum e necessário para praticamente todos os estudantes, das crianças pequenas aos concurseiros.
Felizmente, existem alguns truques para ajudá-lo a ser mais produtivo. Selecionamos cinco deles para você testar e conseguir estudar em casa com maior qualidade.
1 – Método de estudo ativo
O estudo ativo consiste em fazer perguntas antes, durante e depois do tempo de dedicação ao aprendizado. Isso ajuda a orientar seu cronograma de estudo, a mantê-lo no caminho certo e refletir sobre o que é preciso melhorar para estudar em casa com mais eficiência.
Perguntas a serem feitas antes de estudar:
- O que estou prestes a aprender?
- O que eu já sei sobre esse assunto?
Perguntas a serem feitas durante o estudo:
- Como essas informações se encaixam em uma imagem maior?
- Entendo o que acabei de ler?
- Posso parafrasear?
- Existem palavras-chave ou ideias que eu preciso escrever? Por que essas palavras e ideias são importantes?
Perguntas a serem feitas depois de estudar:
- O que posso tirar desse dia de estudo?
- O que preciso revisar ou aprender na próxima vez?
2 – Tenha uma boa noite de sono
Estudantes de todas as idades devem dormir pelo menos oito horas todas as noites, segundo dizem os especialistas.
É a melhor maneira de garantir que o cérebro esteja atualizado e pronto para processar todas as informações aprendidas durante o dia.
Apesar de ser tentador ficar acordado até tarde, não é uma boa ideia caso queira potencializar seus estudos.
3 – Horário certo para estudar
Algumas pessoas são ‘noturnas’, enquanto outras são mais produtivas pela manhã e tarde.
Por isso, personalize a sua hora de estudos conforme o seu perfil de produtividade. Mas não deixe de determinar um horário para estudar em casa todos os dias.
Quando se tem metas como passar em concursos ou vestibulares, o ideal é estudar um pouco pelo menos seis dias da semana, tirando um de folga. Você pode começar com uma hora e ir aumentando gradativamente. É o que propõe o estudo progressivo, um método eficiente para esses objetivos.
4 – Área para estudar em casa
Seja na mesa da cozinha ou na escrivaninha em seu quarto, destine um canto de sua casa para seus estudos diários. Não é muito apropriado estudar na cama ou no sofá, pois fatalmente você vai se distrair e querer deitar, descansar, ver TV, rs.
Mais importante que o tipo e tamanho de ambiente é mantê-lo limpo e organizado. E tente manter o seu celular distante, no silencio ou desligado, se possível. Isso também vale para outros eletrônicos.
5 – Método Pomodoro
O método Pomodoro consiste em você se dedicar ao estudo de forma bem concentrada em ciclos de 25 minutos. São ao todo quatro ciclos com direito a pausas de cinco minutos entre eles.
É uma das técnicas mais eficientes para estudar em casa sem se distrair ou procrastinar. Por serem tempos curtos, mas de puro foco, costuma dar certo até mesmo para os estudantes mais dispersos.
Temos um post sobre o estudo com pausas a partir do método pomodoro.
Gostou das dicas? Também temos outros posts com várias ideias para melhorar seu tempo de estudos. Veja um deles:
https://noticiasconcursos.com.br/dicas/regra-dos-5-segundos-tecnica-que-motiva-voce-a-estudar/