Estudante lança podcast com dicas para a redação do Enem

A redação do Enem é temida por muitos candidatos. Afinal, ela tem potencial para eliminar de vez as chances de conquistar uma vaga na universidade.

Uma nota baixa ou zerada na redação pode significar mais um ano de estudo intenso. Portanto, vale super a pena se dedicar no treino de construção textual, argumentação e língua portuguesa.

Pensando nisso, a estudante Gabriela Nascimento, de 21 anos, se tornou professora dos colegas quase sem querer. Isso aconteceu em meio à pandemia, durante a sua preparação para o Enem 2020.

Ex-aluna de escola pública da cidade de Dom Inocêncio, Gabriela passou a estudar para o exame acompanhando as aulas conferidas pelo Canal Educação, mantido pela Secretaria Estadual de Educação. O sistema remoto começou a funcionar por conta da pandemia do novo coronavírus.

Nesse espaço de tempo, ela ingressou em um grupo de estudos no Whatsapp, e a partir daí teve a ideia de dividir o que sabia para os demais participantes. Não demorou muito para perceber que havia criado, na verdade, uma espécie de podcast.

“Eu vi que alguns colegas estavam com dificuldades com a redação, e decidi gravar um áudio, explicando com as minhas palavras, e mandei para a professora Hildalene Pinheiro, para que ela aprovasse. Ela disse ‘É um grande podcast’, e compartilhou nos grupos de alunos”, contou.

Podcast toda semana com dicas

Toda semana Gabriela lança um novo podcast com sugestões e ensinamentos para quem deseja ir bem na redação do Enem. Os colegas chegam a enviar pedidos sobre novos temas para ela gravar. Até o momento, há cinco episódios.

“O último que fiz foi sobre o método da professora Patrícia Lima. A ideia é tentar passar mais confiança para que na hora os estudantes não fiquem nervosos. Quando você domina a estrutura da redação dissertativa argumentativa, você escreve sobre qualquer tema”, disse Gabriela.

De acordo com a estudante, ela precisou aprender como montar um roteiro para auxiliá-la em seus programas. Com tudo em mãos, grava pelo celular e envia nos grupos de Whatsapp. “Acabo aprendendo muito mais, porque é uma grande responsabilidade”.

Não deixe de ler também – Enem 2020: Presidente do Inep afirma que as provas não devem ser adiadas novamente

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.