Dicas para ir bem no ensino médio

O ensino médio exige dos alunos uma dedicação que, muitas vezes, é desconhecida por eles mesmos. Sendo assim, é importante ter em mente o que fazer para ir bem nessa etapa, afinal, a partir dela surgirão inúmeras oportunidades. Basta saber como agarrá-las.

Confira dicas para ser um bom estudante no ensino médio!

Presta atenção nas aulas

Dica básica, porém, que merece ser sempre frisada para os estudantes do ensino médio. Muitos acreditam já saber a matéria, que já aprenderam o bastante ou então que o professor falando ali na frente – ou em vídeo, comum nesta pandemia – não adiantará de nada.

Muito se engana, pois as aulas nessa fase da aprendizagem se mostram indispensáveis. Sem elas e sem o conhecimento de seu professor, assim como o apoio dele, você não terá suporte para buscar conteúdos por si só.

Ou seja, a partir do que se aprende em sala de aula que você conseguirá, em casa, por exemplo, realizar os trabalhos solicitados, aprender mais sobre as matérias, etc. Tornará assim um estudante mais completo.

Anote conteúdos relevantes

Além de prestar atenção no que o professor fala, aproveite para anotar algumas coisas. Não tudo. Mas aquelas que são realmente importantes e farão falta na hora de estudar para as provas.

Caso você esteja em fase pré-vestibular, geralmente no terceiro ano do ensino médio, não deixe de anotar tudo o que pode cair no Enem ou no vestibular na faculdade escolhida.

Quando escutamos ou assistimos a uma aula, dificilmente nosso cérebro mantém as informações retidas por muito tempo. Desse modo, nada mais indicado do que escrever para revisar posteriormente.

Tenha rotina de estudo em casa

Outro erro dos estudantes de ensino médio é se esquecer do estudo quando se está em casa. Achar que a escola consiste em um mundo a parte.

Pelo contrário, é ali que você poderá construir um futuro melhor, buscar recursos para se encontrar uma profissão ou então ingressar no universo acadêmico.

Portanto, não deixe de criar uma rotina de estudo em casa, todos os dias se aprimorando em uma matéria pelo menos. Escola uma para se dedicar a cada dia, podendo conciliar com os trabalhos e as provas exigidas pela escola.

 E então, gostou de conhecer das dicas?  Ensino médio é uma etapa importante da vida estudantil e precisa do seu esforço para valer a pena.

Não deixe de ler também – Dicas para conciliar vestibular e conclusão do ensino médio

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.