O estuário caracteriza-se por ser uma zona alagada, uma espécie de zona de transição, trata-se do local onde o fluxo de água dos rios encontra a água salgada do oceano.
Em síntese, trata-se do local de transição entre o rio e o mar, os estuários são um ambiente salobre, onde a água doce junta-se com a água do oceano.
Tal situação oferece uma situação única para o local. Além disso, o estuário pode ser influenciado pelas marés, sofrendo alterações na temperatura e salinidade.
Outro ponto importante é o fato dos estuários oferecerem uma ótima produtividade a humanidade em decorrência da quantidade nutrientes que as águas carregam, assim como material orgânico.
Os estuários podem aparecer em questões do Enem e vestibulares pois possuem enorme importância ecológica devido a grande variedade de espécies. Ademais, por meio deles também se obtém diversos alimentos.
Foz dos rios
A foz do rio é o local onde acaba seu curso. Contudo, ela pode ser dividida em dois tipos:
- Foz estuário: Acontece quando as águas dos rios desaguam no mar ou oceano, por meio de um único canal.
- Foz delta: Por meio das águas do rio que desembocam no mar ou oceano através de redes de canais.
Ameaças aos estuários
Mesmo possuindo uma enorme importância ecológica, os estuários são constantemente ameaçados por conta de ações do homem.
Em síntese, isso acontece devido a grande parte deles ficarem próximos das cidades e por isso são importantes vias de comunicação dos oceanos com o continente.
Ademais, a pesca e a extração de recursos naturais do planeta necessitam da realização de forma sustentável. Desse modo, em algumas regiões de estuários acabam implantadas políticas de conservação da natureza.
Estuários no Brasil
O Brasil possui diversas regiões contempladas com estuários, por isso selecionamos alguns que possuem destaque no cenário nacional; são eles:
- Do Rio Oiapoque
- Baía de Macapá
- Complexo da Ilha de Marajó
- Estuário e delta do Rio Parnaíba
- Das Guaribas
- Do Rio São Francisco
- Baía de Todos os Santos
- Baía da Guanabara
- Arroio Chu
E então, gostou de saber um pouco mais sobre o assunto?
Não deixe de ler também – Rio Nilo: 3 fatos importantes para estudar.