Estrutura das palavras: Prefixos e sufixos

A estrutura das palavras é formada por elementos menores dotados de significação. Assim sendo, os elementos mórficos são radical, vogal temática, desinências, afixos, vogais e consoantes de ligação. Os afixos, por sua vez, podem ser chamados de prefixos ou de sufixos a depender da posição que ocupam na palavra.

Nesse sentido, os afixos são elementos secundários que se agregam a um radical ou tema para formar palavras derivadas. É possível observar esse fenômeno nas palavras felicidade, imoral infiel, por exemplo. Os elementos em negrito nas palavras são afixos. Mas qual é a diferença entre prefixos e sufixos? Confira abaixo.

Prefixos e sufixos no português

Os prefixos e sufixos da língua portuguesa têm origem latina ou grega. Como mencionado, a diferença entre eles diz respeito à posição que ocupam na formação das palavras. Assim, o prefixo é o afixo que se adiciona na frente do radical, de modo a formar uma nova palavra. É possível que essa nova palavra tenha um significado diferente, no entanto, a classe gramatical continua a mesma.

Veja exemplos de palavras formadas a partir da prefixação:

  • Bisneto, ilegal, extraterrestre, antepor, contradizer, semicírculo, triângulo, embarcar, benemérito, dispneia, hipertensão, arcebispo, etc.

Diferentemente do prefixo, a adição de um sufixo a um radical pode criar não só uma nova palavra com um significado diferente, mas também com uma nova classe gramatical. Desse modo, o sufixo é o afixo adicionado ao final do radical e pode ser classificado em nominal, verbal e adverbial.

Os sufixos nominais são aqueles que transformam a palavra em um substantivo; os verbais têm a capacidade de criar novos verbos; já os sufixos adverbiais geram novos advérbios, terminados sempre em -mente, como divertidamente, felizmente, etc. Veja mais exemplos de sufixos abaixo:

  • Sufixos nominais: formatura, passeata, selvageria, esperança, cabeçada, amável, europeu, sagaz, formigueiro, ferragem, beleza, frentista, estudante, etc.
  • Sufixos verbais: folhear, gotejar, bebericar, petiscar, anoitecer, rejuvenescer.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também 5 livros para ler no mês da Consciência Negra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.