Investir em estratégias para se livrar da bagunça no dia a dia é essencial para não perder o foco, a concentração e tampouco o bem-estar no trabalho. Afinal, trabalhar em um ambiente bagunçado é algo que pode atrapalhar – e muito – o nosso rendimento, concorda?
Por isso, trouxemos um guia com um passo a passo simples, para que você possa colocá-lo em prática a partir de hoje. Acompanhe e comece a dar ordem na sua vida!
Estratégias para se livrar da bagunça no dia a dia
Existem diversas estratégias para se livrar da bagunça no dia a dia. Caberá a você selecionar aquelas que mais fazem sentido para a sua rotina, viabilizando o seu desenvolvimento profissional e acadêmico da melhor forma possível. Acompanhe:
1. Faça uma lista de cada “setor” que você quer organizar
O primeiro passo é ter uma visão geral de tudo o que precisa ser organizado. Para isso, é necessário fazer uma lista para cada “setor” da sua vida. Veja o exemplo:
- Escritório: Gaveta, armário, mesa, arquivos, materiais salvos no computador, etc.
- Quarto: Guarda-roupa, cama, roupas sobre a cama e cômoda, gavetas, itens espalhados, etc.
Quando você divide um setor em “pedacinhos menores”, consegue montar um cronograma, no passo seguinte, com mais coesão.
2. Crie um cronograma de ir organizando setor por setor
Fez uma lista com tudo o que aparenta estar fora do lugar? Ótimo! Agora é hora de criar um cronograma para que você possa ir organizando setor por setor.
Você pode selecionar a sequência de arrumação de acordo com as suas prioridades. Por exemplo, se você precisa de um ambiente melhor para trabalhar, comece organizando o seu escritório. Em seguida, vá para outros setores menos importantes.
Afinal, ter prioridades é uma das principais estratégias para se livrar da bagunça no dia a dia. Lembre-se sempre disso!
E, ainda, procure criar uma lista de prioridades dentro do próprio setor. Exemplo: Primeiro a mesa, depois o computador, depois as gavetas, etc.
3. Crie prazos para aquelas tarefas que não podem ser concluídas hoje
Inevitavelmente, haverá tarefas que não poderão ser concluídas hoje. Nesse caso, é fundamental criar um cronograma com prazos bem estabelecidos, a fim de não permitir que a procrastinação venha a aparecer mais tarde.
4. Aprenda a delegar aquelas tarefas que só roubam o seu tempo
Em alguns momentos, ao incluir estratégias para se livrar da bagunça no dia a dia, você perceberá que tem executado uma série de tarefas, sem necessidade. Isso quer dizer que você deverá aprender a delegar essas atividades, a fim de tornar a sua rotina muito mais organizada.
5. Organize o seu ambiente de trabalho por completo, mantendo-o assim
Lembre-se de sempre manter o ambiente de trabalho organizado. Se algo foi tirado do lugar, deve voltar o quanto antes. Assim você evita o acúmulo de bagunça, e consegue manter o ambiente muito mais equilibrado e adequado às suas necessidades diárias.
Organize-se e, acima disso, vigie a sua forma de manter essa organização!