5 estratégias para atrair mais clientes
Aprenda como chamar a atenção do seu público-alvo
Antes de tudo, é fundamental saber que, um dos principais desafios para as empresas, sejam franquias, unidades franqueadas ou empresas normais é atrair e fidelizar pessoas. Por isso que hoje, nós vamos indicar estratégias para atrair mais clientes para a sua franquia.
Sabemos que o investimento em franquias é um excelente negócio, porém, é preciso que a unidade franqueada se consolide no espaço em que está inserida. É sabido, também, que quanto mais clientes conseguimos atrair, maior será a lucratividade do negócio.
Fique conosco até o final e tenha ideias de como atrair mais clientes para sua franquia.
Confira 5 estratégias para atrair mais clientes para a sua franquia
Na sequência, apresentaremos algumas dicas e estratégias interessantes para quem quer trazer novos usuários do seu serviço. Assim, lembramos sempre que você deve consultar a franqueadora e o contrato, para não destoar com o que foi acordado.
1. Tenha conhecimento sobre o seu público-alvo
Tendo por base que a sua franquia representa a marca na sua região de atendimento, é preciso que você levante o maior número de informações possíveis sobre o seu público-alvo. Saiba sobre seus costumes, hábitos, gostos e padrões de consumo.
A questão cultural da região que você atende é essencial para que você conheça o seu cliente e, assim, é possível oferecer produtos mais adequados e mais preferidos pela clientela.
Construa valor para o seu atendimento: nada melhor do que chegar num local e ser chamado pelo nome, por exemplo. Se o seu público possui filhos pequenos, ofereça um local de lazer para que as crianças brinquem enquanto você atende os pais.
2. Tenha uma lista de contatos sempre ativa
Sempre que possível, obtenha telefones de contato dos seus clientes, informações como data de nascimento, endereço nas redes sociais e use isso a seu favor.
Mande parabéns na data de aniversário, envie notificações de promoções que estão acontecendo na empresa, tire dúvidas sobre produtos, responda as perguntas feitas nos seus anúncios nas redes sociais.
Muitas vezes o cliente procura saber mais sobre a sua franquia antes de ir presencialmente, ou solicitar delivery.
3. Procure se informar das necessidades dos seus clientes
Veja, se o seu cliente vai até a sua empresa semanalmente para adquirir produtos específicos, então informe a ele quando chegarem novidades.
Assim, se a sua franquia for de venda de produtos pet e seu cliente costumar comprar ração com regularidade, ofereça para entregar o produto no período mais ou menos previsto para finalizar a ração.
Ainda, se você trabalhar com salão de beleza, informe o seu cliente do período certo para retornar e refazer aquela pintura de cabelo, por exemplo. Ou ofereça que já se faça o agendamento do retorno. Quando chegar próximo da data para fazer manutenção, avise o cliente do horário agendado.
4. Forneça uma experiência única para o seu cliente
Muitas vezes, uma surpresa única para o cliente irá desenvolver empatia e fidelização dele por anos.
Por exemplo, você oferece produtos de fast-food, onde eles são grandes e bem produzidos, mas o seu cliente gosta de um lanche mais saudável. Dessa forma, ofereça a ele um lanche personalizado, saudável e muito gostoso. Este cliente voltará e pedirá o mesmo lanche que agradou tanto.
Pequenas atitudes se transformam em credibilidade e ganham espaço na mente e no coração dos clientes.
Enviar brindes periódicos sempre funciona para manter o bom relacionamento com as pessoas que você atende.
5. Seja o diferencial de sua empresa
Use o seu conhecimento sobre a franquia para vender mais. Sendo assim, faça um atendimento personalizado, dê atenção aos clientes, atenda às suas solicitações.
Outra opção é divulgar a sua franquia nas redes sociais e os serviços prestados. Divulgue as promoções dos produtos e os itens diferenciados que você acabou de receber. Dê atenção aos seus clientes também nestas formas de comunicação.
Se faça presente no seu negócio de forma presencial e virtual. Dessa forma, estabeleça canais de comunicação, ofereça que os pedidos possam ser feitos via WhatsApp e encaminhe as promoções usando esse meio de comunicação, além de as redes sociais.
Hoje em dia, as pessoas postam tudo o que consomem nas redes sociais, principalmente no Instagram, e marcam o endereço e também o perfil de sua empresa. Reposte e faça um comentário positivo, agradeça a presença.
Por fim, estas são apenas algumas estratégias que você pode desenvolver para atrair clientes para a sua franquia, afinal, você pode ter outras ideias a partir destas e ter muito sucesso ao implementá-las.