As estratégias de vendas e cenário que gera escassez – Isso ainda é válido?
As estratégias de vendas giram em torno da ideia principal de criar um cenário para o cliente, de modo que ele se imagine obtendo um benefício através de determinado produto.
Todavia, essa estratégia deu muito certo nos anos 90, mas talvez, na atualidade, precise ser complementada. Isso porque não basta apenas direcionar para o cliente a solução através de um cenário criado para que ele sinta a necessidade de adquirir o produto.
O cliente atual está mais exigente e, principalmente, busca na internet por produtos parecidos ou até mesmo, busca pelo mesmo produto na concorrência. Sendo assim, é mais difícil criar um gatilho de escassez e necessidade dentre os estímulos que o cliente recebe na atualidade.
Ações de marketing digital complementam as vendas
No entanto, não podemos dizer que essa estratégia de vendas está obsoleta, haja vista que é bastante importante que o cliente sinta a necessidade de adquirir um produto através de ter uma satisfação atendida, o que precisa na atualidade é que essa estratégia seja complementada com ações inerentes ao marketing digital, por exemplo.
Ou ainda, através de ações que permeiem os valores da empresa. Por exemplo, uma empresa que tem a sustentabilidade como um valor interno, repassa esse valor e aumenta a chance de o cliente ficar mais satisfeito em adquirir um produto cuja origem é reciclável.
Treinamentos internos e assertividade nas respostas aos clientes
Sendo assim, as estratégias de vendas devem girar em torno dos valores da marca, da solução ao cliente e principalmente, as estratégias de vendas na atualidade devem amparar a forma como a empresa atende às objeções do público. Por isso, o marketing digital e os treinamentos são fundamentais para que todos possam entregar melhorias e argumentações assertivas no momento das vendas.