Primeiramente, a internet é a porta de acesso para um número inestimável de pessoas. Portanto, usar o marketing digital a seu favor e colocar sua marca no topo das buscas de possíveis clientes é a maneira mais certa de aumentar suas vendas. Sendo assim, veja neste artigo como elaborar estratégias para obter bons resultados no ambiente virtual.
O que é marketing digital?
Embora, muitas pessoas ainda façam confusão com o marketing tradicional e o marketing de conteúdo, o ramo digital desta área é uma ramificação muito específica. Ou seja, tem atributos e características bem definidos em relação a outras vertentes.
Portanto, entender estas diferenças é um ponto fundamental na hora de se optar por estratégias de performance em marketing digital. Aliás, estes critérios consideram diversos fatores para obter bons resultados. Dentre eles, nicho, persona e conexão com a audiência. Sendo assim, conheça um pouco mais sobre marketing digital e qual estratégia você pode aderir.
Como despertar a atenção das pessoas na internet com o marketing digital?
Para esta pergunta vamos responder com a definição de uma expressão utilizada anteriormente: através do marketing de conteúdo.
Superficialmente falando, é importante impactar os leads ou clientes através de uma história. A propósito, pode ser sobre a empresa, sobre a marca ou sobre as pessoas que fazem parte dela.
Por isso, é essencial levar a estas pessoas conteúdo relevante, que agreguem valor e induzam não só o cliente a comprar um produto. Na verdade, com o marketing digital é importante se conectar com a marca.
Algumas formas de se fazer isso são através de:
- Produção de conteúdo de valor nas redes sociais
- Conteúdo linkado a uma estratégia
- Geração e captação de leads
- Atributos de performance
Como elaborar uma estratégia de marketing digital? Primeiramente, defina a persona. Ou seja, conheça seu cliente profundamente. Para isso, crie um perfil fictício com dados como:
- Idade;
- nível de instrução;
- gostos;
- costumes.
E principalmente quais os canais que você encontra este cliente? É nas redes sociais, nos sites. Onde ele costuma buscar por seus serviços em algum tipo de mecanismo de busca? Portanto, com estas respostas podemos direcionar os esforços para opções como:
- Planejamento de conteúdos (nutrição de leads);
- Estabelecimento da presença digital desejada;
- Análise de funil;
- Definição de palavras e expressões chaves para otimização de buscas.
A importância das redes sociais no marketing digital
A rede social surgiu com intuito de encurtar distâncias. Então, através delas o cliente conhece mais sobre o produto, sobre a marca, desenvolve afinidades que ultrapassam o limite do consumo.
Sendo assim, além de informar, deve-se diversificar o viés, para entreter e divertir quem o consome diariamente.
A propósito, nas redes sociais há padrões pré-estabelecidos de modelos e variações de formatos de conteúdos. Logo, é importante sempre estar atento ao que cada rede determina e prioriza. Porém, diversifique a oferta dos conteúdos entre:
- Textos;
- Vídeos;
- Visuais;
- Quiz;
- Esquemas;
- E-book;
- Newsletter;
Estratégia Search Engine Optimization (SEO)
Uma das estratégias mais valorizadas e buscadas para quem utiliza os mecanismos de busca (Google, por exemplo), é o SEO. Aliás, trata-se de um conjunto de estratégias e técnicas que quando tem boa aplicação, garantem que determinada marca ou produto apareça entre os primeiros resultados de buscas na plataforma.
Aliás, alguns estudos mostram que a maioria dos usuários destes tipos de mecanismo não costumam passar da página dois nas suas buscas. Pois, a grande maioria prefere atribuir qualidade e confiabilidade às empresas que aparecem na primeira página.
Diante disto, estar nos primeiros resultados do Google têm se tornado a meta da maioria das empresas que buscam no digital uma maneira de aumentar seus ganhos.
Quais estratégias de SEO posso usar para melhorar meu posicionamento?
É importante ressaltar que há uma diversidade de fatores, métricas e indicadores que te possibilitam ou não estar na primeira página da busca.
Muitas marcas utilizam o site WordPress, pois ele possibilita a instalação de plug-ins que justamente medem o SEO, como o Yoast. Com isso, é possível saber se o texto está, de acordo, para ranquear na primeira página do Google.
Outras ações podem ser adotadas como estratégia de SEO para o seu segmento:
- Produção de volume de conteúdo;
- Constância;
- Produzir um site otimizado;
- Performance do site no mobile;
- Tempo de atenção do usuário.
Aplicando as estratégias que mais se adequa ao seu negócio e a seus clientes com certeza o sucesso será alcançado.