Estrangeirismos do dia a dia: A influência do inglês na língua que falamos

Os estrangeirismos fazem parte de qualquer língua natural que entre em contato com outra. Desse modo, o português brasileiro conta com uma série de influências estrangeiras na sua constituição vocabular. Exemplo disso são as palavras de origem francesa como abajour, balletbatom, entre outras, já que no século XX a França tinha grande influência cultural no Brasil.

Os estrangeirismos são os empréstimos lexicais, ou seja, são as palavras adotadas de outras língua. Nesse sentido, quando o falante emprega uma palavra, expressão ou construção alheia ao idioma tomadas por empréstimos de outra língua, ele está diante de um estrangeirismo.

Anglicismos no dia a dia do brasileiro

Atualmente, nesse sentido, a maior influência é a do inglês, de modo que o anglicismo tem se perpetuado no português brasileiro. Com o avanço das tecnologias, das redes sociais e do inglês como língua franca (tomada como língua comum de grupos sociais que falam, cada um, uma língua diferente dos outros), os estrangeirismos de origem inglesa são incorporados pelos falantes com muita rapidez. Desse modo, acabamos por nos esquecer que palavras como shopping, air-bag, check in, e mouse, por exemplo, são anglicismos.
 
No contexto da pandemia, por exemplo, diversas novas palavras do inglês tornaram-se muito comuns entre os brasileiros. Principalmente por conta do uso que a mídia faz de termos como lockdown, home-office e muitos outros. Desse modo, é muito comum no contexto atual ouvir alguém falar em aula on-line, em fazer um call, ou assistir a uma live
 
Apesar de os empréstimos linguísticos serem um fenômeno natural das línguas naturais, os estrangeirismos não são muito bem vistos por pessoas mais tradicionais quanto ao uso formal da língua. De modo que já houve até um projeto de lei no sentido de barrar o uso de palavras do inglês em alguns contextos. No entanto, o brasileiro se mostra bem aberto quanto ao uso de neologismos por empréstimo.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia 5 livros para conhecer a trajetória de Clarice Lispector e suas obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.