Estimular uma cultura do pertencimento é uma das melhores formas de incentivar a qualidade de vida no trabalho. Isso porque os seres humanos são sociais, e precisam se sentir parte de algo para que a saúde mental e social se mantenha em dia.
Em outras palavras, precisamos nos sentir acolhidos, amados e partes de algo para que a nossa vida seja mais qualificada e tenhamos mais felicidade.
E no trabalho, claro, isso não seria diferente. Portanto, acompanhe este texto e veja como impulsionar essa cultura na sua empresa!
Como estimular uma cultura do pertencimento?
Para estimular uma cultura do pertencimento é necessário estar atento às atitudes dos gestores como um todo. São os líderes que irão oferecer um ambiente mais acolhedor para todos os colaboradores. Veja algumas práticas interessantes nesse sentido:
1. Incentivando o desenvolvimento de carreira
Incentivar o desenvolvimento da carreira é um bom começo. Assim os colaboradores percebem que a empresa está focada em ajudá-los a crescer dentro da própria corporação. E assim, se sentem mais engajados nos seus próprios planos de carreira, sentindo-se parte de algo maior.
2. Monitorando e auxiliando nos relacionamentos interpessoais
Monitorar e auxiliar no desenvolvimento dos relacionamentos interpessoais também é fundamental.
As pessoas que têm relacionamentos qualificados, dentro da corporação em que trabalham, tendem a se sentir mais parte daquele ambiente.
Por isso, incentive o diálogo, a escuta ativa, etc.
3. Apresentando os propósitos da corporação
Mostre quais são os reais propósitos da empresa. Dependendo de quais forem, você consegue estimular uma cultura do pertencimento com mais facilidade.
Isso porque as pessoas gostam de fazer parte de propósitos maiores e interessantes. E ao apresentar o foco da empresa com clareza, ela poderá se sentir ainda mais parte dos projetos e ideias.
4. Reconhecendo as conquistas e resultados
Reconhecer o valor e os resultados de cada colaborador é fundamental em qualquer circunstância. Afinal, além de estimular uma cultura do pertencimento dessa forma, você também consegue incentivar a motivação de cada pessoa.
Ninguém gosta de dar o seu melhor, esforçar-se ao máximo e nunca ser compensada por isso de alguma forma. Nós somos, naturalmente, “interesseiros” nesse sentido. Mesmo que a recompensa seja apenas a sensação de bem-estar, todas as nossas ações buscam proximidade com o prazer e afastamento da dor.
Por isso, saiba reconhecer o seu time para que ele se sinta parte da empresa, de verdade.
5. Investindo em uma comunicação assertiva e clara
Ter uma comunicação clara e assertiva é indispensável no ambiente de trabalho. Isso impede problemas como:
- Retrabalho;
- Conflitos interpessoais;
- Dificuldades para executar tarefas;
- Desconexão com a realidade da empresa;
- Exclusão; etc.
Por isso, foque em ter uma comunicação clara na hora de estimular uma cultura do pertencimento. Assim as pessoas entenderão o que devem fazer e não se sentirão deslocadas dentro da corporação.
Cuide da sua forma de se comunicar, use canais efetivos e uma linguagem adequada. E assim, melhore ainda mais a cultura de pertencimento dentro da sua corporação. Boa sorte! 🙂