Quem precisa agendar a emissão do novo RG ou CIN (Carteira de Identidade Nacional) e reside em Minas Gerais agora deve acessar o novo site integrado ao portal oficial do Governo Federal. Ademais, também é válido fazer essa marcação pelo app “MG App – Cidadão”. Nessas duas plataformas, será preciso somente inserir o número do CPF, bem como a senha cadastrada na conta do gov.br.
Os locais que estão disponíveis para o agendamento permanecem iguais: os postos do UAI (Unidade de Atendimento Integrado). Este serviço acontece de segunda-feira até sexta-feira, a partir de 7h.
O que altera no novo RG para o documento antigo?
O novo RG vai além das funções do documento simples de identidade. Ele unifica todas as informações importantes do indivíduo, assim, incorporando funcionalidades modernas, como o código MRZ (Machine Readable Zone) em viagens internacionais e QR Code, o que fortalece o sistema para segurança contra falsificações e fraudes.
Modelo antigo | Novo RG |
Ausência do QR Code | Inclusão do QR Code para verificação de informações pessoais |
Número de identificação na parte de atrás | Número de identificação na parte da frente |
Material da fabricação menos resistente e durável | Material mais resistente e durável |
Ausência de certos dados pessoais | Inclusão de informações como tipo sanguíneo e fator RH |
Padrões para segurança antigos | Padrões para segurança novos |
Sem espaço para certos dados | Inclusão das novas informações |
No entanto, essas diferenças são as principais encontradas no documento antigo e no novo RG. Portanto, como visto, a nova identidade é mais segura, moderna e funcional, atendendo as necessidades atuais que os cidadãos têm para se identificar.
Quais são os Estados em que a CIN já foi adotada?
Desde seu lançamento, em 2021, vários Estados brasileiros já começaram a emitir a nova CIN. Por exemplo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo já possibilitam o procedimento para que os cidadãos efetuem a transição do documento antigo para o novo sistema de identificação. Contudo, a lista tem uma constante expansão, com a previsão de que em fevereiro do ano de 2032, no máximo, todos os Estados do Brasil já tenham a total integração.
Emissão gratuita
A primeira via do novo RG é emitida gratuitamente, mas a carteira de identidade no modelo antigo é válida ainda até o mês de fevereiro 2032, caso estejam bem conservadas ainda, permitindo a identificação do cidadão.
Todas as informações pertinentes à documentação necessária e as orientações para os atendimentos nos locais são repassadas dentro das plataformas oficiais citadas acima, no ato do agendamento.
A gratuidade para obter o novo RG se aplica a todas as regiões do Brasil?
A gratuidade da primeira via do novo RG varia conforme os critérios que são estabelecidos em cada Estado. Isso porque emitir o documento de identidade é de responsabilidade individual de cada órgão de identificação estadual.
Portanto, certos Estados ofertam gratuitamente o documento, enquanto os demais cobram uma taxa. Dessa forma, é de suma importância verificar os pormenores antecipadamente, bem como todas as regras específicas do Estado da residência para a emissão de graça.
Vantagens de substituir o antigo documento pelo novo RG
A substituição do documento antigo para o novo RG traz inúmeras vantagens, sendo que a principal delas é a centralização das informações. Isso simplificará o processo de verificação das identidades, bem como diminuirá as documentações necessárias em diversos serviços. Sem contar que a CIN tem elementos modernos para segurança, diminuindo as chances de fraude.
Outro benefício muito importante é a inclusão da versão digital, que está acessível apor meio do app gov.br. Isso contorna os problemas de esquecimento ou mesmo de perda da versão física. Assim, o novo RG permitirá o acesso aos dados para identificar os cidadãos em todos os lugares.