Qual a forma correta de lavar roupas de academia? Faça durar muito mais tempo!
Hoje falaremos sobre roupa de academia e a forma correta de lavá-las
Você é a pessoa que chega do treino e joga suas roupas no cesto ou direto na máquina de lavar? Saiba por que nunca fazer isso! Quem nunca comprou uma legging e depois de um tempo viu que estava mais folgada ou criando bolinhas? Explicaremos por que isso acontece. Por isso que hoje, indicaremos o jeito correto de lavar roupas de academia.
A durabilidade da sua roupa de academia, depende muito da forma com que você cuida dela, quando está fora do seu corpo. Assim, é possível manter suas peças como novas por anos, se você cuidar adequadamente.
Por chegarmos cansados da atividade física, não costumamos ter o hábito correto de lavagem das peças, fazendo com que diminuam a durabilidade, causando desgaste do produto.
As roupas usadas na academia, são desenvolvidas para tornar a atividade física mais confortável, ele acabará por se desgastar e perder sua cor e funcionalidade se não for bem cuidada.
Todas as peças vêm em sua etiqueta as informações de como lavar, mas nem todas notam essas dicas. O tecido de ginástica foi desenvolvido para facilitar os exercícios físicos, se não cuidar do desgaste é inevitável e com o tempo as peças perderá sua cor e funcionalidade.
Jeito correto de lavar as roupas de academia
Para ajudar você a ficar com sua companheira de treino por anos, separamos algumas dicas de como lavar roupas de academia:
Procure não colocar roupas úmidas no cesto de roupa para lavar
Ao colocar as roupas de academia úmidas no cesto de roupas para lavar, o suor entrará em contato com ambientes úmidos, ficarão abafadas e consequentemente criarão mofo. Se não lavar imediatamente, o ideal é deixar secar em um varal ou local com ventilação.
O ideal é lavar as roupas à mão ou no ciclo delicado da máquina de lavar
O tecido usado nos treinos tem bastante flexibilidade, desta forma, o processo de lavagem na máquina irá fazer com que as fibras do tecido estiquem, e irá ajudar na formação de descamação (bolinhas) na peça.
Assim, deixará as peças folgadas e com aspecto de desgaste. Para garantir maior durabilidade é indicada a lavagem à mão.
Procure não utilizar água quente para lavar as peças
Afinal, qual a temperatura ideal para lavar minhas peças de academia?
A temperatura ideal dependerá do produto que você usa, sendo que o ideal, é que confira as informações na etiqueta da sua roupa.
Em geral, não é recomendável lavar na máquina peças de poliéster e poliamida em alta temperatura, pois isso fará com que o elastano se degrade mais rapidamente, fazendo com que a peça perca a compressão e fique folgada.
Não utilize amaciante na lavagem final das peças
As peças de academia não pode lavar com amaciante, pois esse produto preenche as fibras do tecido e impede a transpiração da peça, fazendo com que fique com cheiro distribuído.
Seque sempre à sombra
O sol desgastará as fibras do tecido, essas peças secam muito rápido, sem a necessidade de colocar em contato com a luz solar.
Procure um local sombreado, porém arejado, mantendo a temperatura ambiente.
Evite o desbotamento das peças, expondo-as à luz solar
primeiramente, o amarelamento das roupas fitness ocorre principalmente em tons claros como o branco, devido a uma exposição do corante contido na fibra do tecido, no branco por conter pouca pigmentação faz com que manche com facilidade ao expor-se aos raios solares ou até mesmo luz intensa.
O grau de resistência das peças se chama solidez. O desbotamento em peças mais escuras ocorre não só devido às luzes como também a reagentes do tipo sabão. Este que, é fundamental na lavagem, pois o produto afeta a tonalidade da peça, opte por sabão neutro como o de coco em pó ou sabão glicerinado para manter a funcionalidade e cor da sua roupa.
Não utilize água sanitária
Não recomendamos o uso de água sanitária ou sabão específico para cores brancas em peças de academia, por conter abundantemente de alvejante, maior que o sabão convencional.
Além disso, este produto é próprio para peças de algodão, sendo fibras de tecido natural, já as peças fitness possuem tecido sintético, normalmente poliamida e poliéster. O uso de alvejantes nas peças fará com que elas fiquem amareladas e com aparência de desgaste.
Utilize peças de academia adequadas para seus treinos
Por fim, nada de usar roupas do dia a dia na academia, o tecido das peças de ginástica possui qualidade certa para a transpiração dos treinos e para esticar o corpo.