A estafa mental no trabalho pode impactar a vida do sujeito de uma forma multifacetada. Embora tenha relação com a atividade laboral, a pessoa pode perceber efeitos negativos apenas na vida pessoal, sem se dar conta do gatilho empregatício.
Sendo assim, no conteúdo de hoje trouxemos informações importantes sobre o tema, com o intuito de lhe auxiliar na identificação e ação sobre a estafa mental.
O que é a estafa mental no trabalho?
A estafa mental no trabalho nada mais é do que o esgotamento diante da atividade laboral. A pessoa não sente mais prazer e motivação em nenhuma atividade relacionada ao seu emprego, sentindo-se estagnada.
Muitos sujeitos iniciam o processo de desenvolvimento da estafa mental no trabalho a partir de atitudes cínicas e irônicas sobre clientes e colegas de trabalho. Mais tarde, a insatisfação escorrega para a vida pessoal, nas relações em casa, e por último impacta o indivíduo de fato, com quadros de depressão ou crises de ansiedade, por exemplo.
Dentre os principais sinais de estafa mental, podemos citar os seguintes:
- Sentimento de esgotamento;
- Sensação de perda de controle;
- Desmotivação;
- Abuso de substâncias psicoativas para lidar com as frustrações;
- Angústia;
- Relacionamentos profissionais e pessoais prejudicados;
- Erros e prazos não cumpridos;
- Faltas injustificadas;
- Sensação de estagnação.
A incidência e intensidade dos sinais podem variar de pessoa para pessoa. Por isso, é necessário um olhar apurado sobre as sensações, sentimentos e sintomas envolvidos com a rotina de trabalho.
Como lidar com a estafa mental no trabalho?
Lidar com a estafa mental no trabalho pode parecer um trabalho muito difícil, porém, é de suma importância que esse processo seja iniciado o quanto antes. Assim sendo, veja as nossas dicas para estabelecer uma rotina mais saudável e equilibrada:
1- Entenda os gatilhos das angústias no trabalho
Quando você sentir a sensação de desamparo no trabalho, ou angústia, pare e tente analisar a situação de fora. Qual é a real causa do que você está sentindo? Quais gatilhos podem ser evitados? Quais podem ser mudados?
Em grande parte, os gatilhos estão associados às nossas próprias ações. Assim, ao analisar a causa primordial da angústia, você pode pensar em medidas que previnam o problema.
2- Analise quais mudanças estão sob o seu controle
Depois de enxergar quais fatores estão envolvidos com a sensação de estafa mental no trabalho, analise as mudanças que estão sob o seu controle. Isto é, veja quais ações estão ao seu alcance para que o ambiente de trabalho seja mais leve e prazeroso.
O que estiver fora do seu controle, converse com o responsável sobre como você tem se sentido e procure aceitar que as pessoas são diferentes, e que o importante é você cumprir a sua parte no processo.
3- Procure gerenciar as suas emoções
Gerenciar as suas emoções também é fundamental para lidar com a estafa mental no trabalho. Para isso, procure enxergar as situações de maneira mais racional, evitando focar apenas nos sentimentos e emoções aflorados.
Quando você sentir o cansaço mental, pare e reflita sobre as causas e sobre a coerência entre o que você sente e o que está acontecendo. Além disso, lembre-se de momentos em que você já se sentiu dessa forma e superou.
4- Faça um projeto de vida pessoal e profissional
Um projeto de vida também é importante nesse processo. Muitas vezes nos sentimos “estacionados” na vida por não sabermos aonde queremos chegar.
Por isso, comece a praticar o autoconhecimento, faça planos para o futuro e, se possível, faça psicoterapia. Todas essas atividades, unidas, lhe darão subsídios para uma saúde mental estabilizada e um dia a dia mais prazeroso no trabalho.