Estado começa a emitir NOVA carteira de identidade (RG); veja como fazer

O estado de São Paulo começou a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substitui o Registro Geral (RG) e traz diversas vantagens para os cidadãos paulistas. Neste artigo, vamos explicar como fazer a emissão do novo documento, os requisitos necessários e os postos de atendimento disponíveis. Acompanhe!

O que é a Carteira de Identidade Nacional (CIN)?

A Carteira de Identidade Nacional é o novo documento de identificação que está sendo adotado em todo o território brasileiro. Com um número único, padronizado para todo o país, a CIN visa acabar com a duplicidade na identificação do cidadão e reduzir as chances de fraude.

Vantagens da Carteira de Identidade Nacional (CIN)

A nova carteira de identidade traz uma série de vantagens em relação ao antigo RG. Confira algumas delas:

  1. Número único: Com a CIN, cada cidadão terá um número único de identificação, válido em todo o território nacional. Isso facilita a vida do cidadão, evitando a necessidade de emissão de documentos diferentes em cada estado.

  2. QR Code: A Carteira de Identidade Nacional possui um QR Code, que permite verificar sua autenticidade e também se o documento foi furtado ou extraviado. Essa tecnologia traz mais segurança para o cidadão e para as autoridades.

  3. Versão digital: Além da versão física, a CIN também possui uma versão digital, disponível no aplicativo Gov.br. Isso facilita o acesso e a apresentação do documento em diversas situações do dia a dia.

Como solicitar em São Paulo?

Para solicitar a Carteira de Identidade Nacional em São Paulo, é necessário fazer um agendamento gratuito no aplicativo do Poupatempo. Confira o passo a passo:

  1. Baixe o aplicativo: Acesse a loja de aplicativos do seu celular e procure por “Poupatempo”. Faça o download e instale o aplicativo.

  2. Faça o cadastro: Abra o aplicativo e faça o cadastro, fornecendo os dados solicitados.

  3. Agende o atendimento: Após realizar o cadastro, faça o agendamento do atendimento para emissão da CIN. Escolha a data, horário e local de sua preferência.

  4. Documentos necessários: No dia do atendimento, leve os seguintes documentos:

    • Documento com CPF
    • Certidão de Nascimento ou de Casamento (original e cópia simples)
  5. Atendimento: Compareça ao local e horário agendados, portando os documentos solicitados. Siga as instruções dos atendentes e aguarde o processo de emissão da CIN.

Postos de Atendimento para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em São Paulo

A emissão da Carteira de Identidade Nacional está ocorrendo em um projeto piloto em nove pontos da Grande São Paulo. Confira os postos de atendimento disponíveis:

  1. Poupatempo Lapa: Rua do Curtume, s/nº
  2. Poupatempo Itaquera: Av. do Contorno, 60 – Cidade A E Carvalho
  3. Poupatempo Santo Amaro: Rua Amador Bueno, 229 – 2º andar
  4. Poupatempo Sé: Rua do Carmo, s/nº
  5. Descomplica São Miguel: Rua Dona Ana Flora Pinheiro De Sousa, 76 – Vila Jacuí
  6. Poupatempo Guarulhos: Internacional Shopping
  7. Poupatempo Caieiras: Rua Ambrosina do Carmo Buonaguide, 394 – Centro
  8. IIRGD Barueri: Av. Henriqueta Mendes Guerra, 550 – Centro
  9. Atende Fácil São Caetano do Sul: Rua Major Carlos Del Prete, 651 – Centro

Vale ressaltar que o governo paulista pretende ampliar gradativamente o serviço nos próximos meses, levando a emissão da CIN para mais pontos de atendimento em todo o estado.

Requisitos para emissão

Para solicitar a Carteira de Identidade Nacional em São Paulo, é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Ter uma conta Gov.br no nível Prata ou Ouro
  • Ser maior de 16 anos
  • Estar em situação regular na Receita Federal (dados devem estar idênticos em relação aos da certidão de nascimento/casamento)
  • Não ter outra solicitação da CIN em andamento

Prazo para substituição do RG pela Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Apesar de todos os estados brasileiros serem obrigados a expedir a Carteira de Identidade Nacional desde janeiro de 2023, o antigo RG segue válido até 2032. Portanto, não há necessidade de correr para renovar o documento. Os cidadãos têm até 28 de fevereiro de 2032 para fazer a troca.

Mantenha seus documentos atualizados

A emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) no estado de São Paulo traz inúmeras vantagens para os cidadãos. Com um número único de identificação, QR Code e versão digital, o novo documento oferece mais segurança e praticidade. Para solicitar a CIN, é necessário fazer um agendamento gratuito no aplicativo do Poupatempo e comparecer ao posto de atendimento escolhido, portando os documentos necessários. Lembre-se de que o RG ainda é válido até 2032, então não há pressa para fazer a substituição. Aproveite essa nova facilidade oferecida pelo governo paulista e mantenha seus documentos sempre atualizados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.