Estações do ano: Entenda porque elas existem

A mudança das estações do ano é um daqueles fenômenos que certos de acontecer, ou seja, não são inesperados como um tsunami, por exemplo. Por isso, nem sempre paramos para pensar em como elas se dão. A saber, a resposta vem com estudos da astronomia, assim como da ciência de modo geral.

A maior razão para as estações é que o eixo da Terra é inclinado em relação ao seu  plano orbital . Pense no plano orbital do sistema solar como uma placa plana. A maioria dos planetas orbita ao redor do Sol na “superfície” da placa. Em vez de ter seus pólos norte e sul apontados diretamente perpendiculares à placa, a maioria dos planetas tem seus pólos inclinados. Isso é particularmente verdadeiro para a Terra, cujos pólos têm uma inclinação de 23,5 graus.

A Terra pode ter uma inclinação devido a um grande impacto na história do nosso planeta que provavelmente causou a criação de nossa lua . Durante esse evento, a criança da Terra foi atingida com bastante força por um objeto do tamanho de Marte. Isso fez com que ele tombasse de lado por um tempo até que o sistema se acalmasse.

Eventualmente, a Lua se formou e a inclinação da Terra estabeleceu-se para 23,5 graus hoje. Isso significa que durante parte do ano, metade do planeta está inclinada para longe do Sol, enquanto a outra metade está inclinada em direção a ele. Ambos os hemisférios ainda recebem a luz do sol, mas um a recebe mais diretamente quando está inclinado em direção ao Sol no verão, enquanto o outro a recebe menos diretamente durante o inverno (quando está inclinado para longe).

Quando o hemisfério norte está inclinado em direção ao Sol, as pessoas daquela parte do mundo experimentam o verão. Ao mesmo tempo, o hemisfério sul recebe menos luz, então o inverno ocorre lá. Os solstícios e equinócios são usados ??principalmente em calendários para marcar o início e o fim das estações, mas não estão relacionados às causas das estações.

Mudanças Sazonais

Nosso ano se divide em quatro estações: verão, outono, inverno, primavera. A menos que alguém viva no equador, cada estação apresenta padrões climáticos diferentes.

Geralmente, é mais quente na primavera e no verão e mais frio no outono e no inverno. Pergunte à maioria das pessoas por que é frio no inverno e quente no verão e elas provavelmente dirão que a Terra deve estar mais perto do Sol no verão e mais longe no inverno. Isso parece fazer sentido.

Afinal, quando alguém se aproxima do fogo, sente mais calor. Então, por que a proximidade com o Sol não causaria o calor do verão?

Embora esta seja uma observação interessante, na verdade leva à conclusão errada. Eis o porquê: a Terra está mais distante do Sol em julho de cada ano e mais próxima em dezembro, então a razão da “proximidade” está errada. Além disso, quando é verão no hemisfério norte, o inverno está acontecendo no hemisfério sul e vice-versa.

Se a razão para as estações fosse apenas devido à nossa proximidade com o Sol , então deveria ser quente nos hemisférios norte e sul na mesma época do ano. Isso não acontece. É realmente a inclinação que é a principal razão de termos temporadas. Mas, há outro fator a considerar.

E então, gostou de conhecer mais sobre as estações de ano e suas mudanças?

Não deixe de ler também – Geografia: Entenda o derretimento das calotas polares

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.