O refinanciamento de imóvel Caixa é uma opção de crédito voltada para indivíduos que necessitam de valores elevados, prazos longos e taxas de juros reduzidas. Essa modalidade é oferecida a pessoas físicas e é respaldada pela alienação fiduciária do imóvel como garantia da transação.
Benefícios do refinanciamento de imóvel Caixa
Entre os principais benefícios, tem-se:
- Possibilidade de quitar o empréstimo em até 240 meses;
- Prestações mensais decrescentes, descontadas diretamente da conta-corrente;
- Flexibilidade no uso do montante concedido, que varia de R$20 mil até 50% do valor do imóvel;
- Opção de realizar a portabilidade de crédito, transferindo a dívida para outra instituição financeira.
Como solicitar o refinanciamento de imóvel Caixa
Para solicitar o refinanciamento de imóvel Caixa, o interessado deve dirigir-se a qualquer agência do banco e realizar uma simulação. É importante ressaltar que o imóvel deve estar quitado e com a documentação regularizada. Após a análise de crédito e a vistoria do imóvel, caso aprovado, será necessário comparecer a uma agência com os seguintes documentos:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de estado civil;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda;
- Matrícula do imóvel.
Essa modalidade de refinanciamento abrange imóveis urbanos comerciais ou residenciais, como casas, apartamentos, imóveis rurais e terrenos. O valor mínimo do imóvel para obtenção do empréstimo é de R$ 30 mil, porém o banco estabelecerá o preço avaliado para a propriedade, e o montante do empréstimo será baseado nessa avaliação e na capacidade de pagamento do cliente.
Taxas de juros
O refinanciamento de imóvel quitado é viável e pode ser uma solução em muitos casos. Ao obter um empréstimo com garantia de imóvel, o cliente tem a liberdade de utilizar o montante para diversos fins, incluindo o pagamento de dívidas em aberto. Como o banco possui a garantia do bem imóvel alienado, as taxas de juros são menores em comparação a outras modalidades de crédito.
Atualmente, as taxas de juros para financiamento de imóveis giram em torno de 0,72% ao mês ou 9% ao ano, enquanto as taxas para refinanciamento são inferiores a 2% ao mês. No entanto, esse tipo de crédito não está disponível para todos, sendo comumente aceitos apenas imóveis que já possuam 50% do valor quitado. O prazo de pagamento do refinanciamento de imóveis Caixa pode se estender por até 20 anos, proporcionando maior flexibilidade ao cliente para se reequilibrar financeiramente.
Outras taxas
É importante observar outras taxas que são cobradas pela Caixa durante o processo de refinanciamento, como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Além disso, tem também os seguros de morte ou invalidez e o seguro de danos físicos do imóvel.
Além disso, essa modalidade de crédito inclui o chamado Limite Global, que permite ao cliente ter acesso a novos valores de crédito após seis meses da contratação. Mas isso, caso não tenha utilizado todo o montante disponível, sem a necessidade de burocracia adicional com registro em cartório.
Embora o refinanciamento ainda seja pouco utilizado no Brasil, é uma opção interessante para quem busca um valor elevado, taxas de juros acessíveis e um prazo maior para se reestabelecer financeiramente. Nos Estados Unidos, essa modalidade de empréstimo é amplamente solicitada pela população.
Outras modalidades de crédito da Caixa
A Caixa Econômica Federal oferece diversas modalidades de crédito, entre elas:
- Crédito Consignado – É uma modalidade de empréstimo onde as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento, sem a necessidade de fiador;
- Crédito para Empreendedores – Caixa oferece opções de crédito para apoiar o empreendedorismo e ajudar pessoas físicas a iniciar, expandir ou aprimorar seus negócios;
- Financiamento Imobiliário – A Caixa oferece diferentes modalidades de financiamento habitacional com dois fatores de correção distintos: TR e IPCA. Esses fatores atualizam o saldo devedor mensalmente;
- Crédito Pessoal – A Caixa oferece diversas modalidades de crédito pessoal, entre eles o crédito pessoal pós-fixado mensal, com taxas de juros pós-fixadas com parcelas de 4 a 36 meses, e o empréstimo pessoal Caixa Direto Automático (CDC), que é uma linha de crédito pré-aprovada que pode ser contratada.
É importante usar o crédito com cautela, pois algumas modalidades de crédito, como o crédito para empreendedores, possuem altas taxas de juros.