Como criar o espaço de estudo ideal para crianças e adolescentes

Conheça várias dicas de como formular o cantinho para os jovens estudarem longe da escola

O espaço de estudo influencia muito na produtividade e na vontade de aprender. Sobretudo quando se trata de crianças e adolescentes. Fora da escola desde que a pandemia de coronavírus começou, os jovens têm precisado de um ’empurrãozinho’ dos familiares e professores para terem mais motivação.

Uma boa tática é reformular o local de estudo. Mudar algum móvel que possa ser desconfortável, melhorar a luz, ter os materiais certos, por exemplo, ajudam bastante.

Conheça algumas dicas do que você pode fazer em relação a isso!

Conforto – mas não muito

Escolha um local que mantenha a criança relaxada, porém, concentrada e alerta. Ela pode gostar de ler em sua cama, mas se adormecer, não compreenderá o que diz o livro e não completará a lição. Uma cadeira almofadada pode ser uma aposta para o estudo melhor!

Ergonomia

Idealmente, a mesa de estudo deve ficar na altura da cintura. Quando ele se sentar, veja se consegue apoiar os cotovelos na mesa sem erguer os ombros. Ele deve ser capaz de colocar os pés apoiados no chão (mesmo que nem sempre se sente assim). 

Se a cadeira dele não tiver a altura certa, peça-lhe que se sente em um travesseiro ou coloque uma caixa de sapatos sob os pés para ajudá-los a alcançar o chão. Coloque um cobertor enrolado nas costas para evitar que fique dolorido.

Caso o estudo seja feito em um computador, posicione o monitor a cerca de 30 centímetros de distância. Uma tela anti-reflexo ajudará a manter seus olhos atualizados.

Iluminação

O jovem ficará cansado e distraído facilmente se tiver que olhar para os livros ou não puder ver o que escreveu. Experimente uma combinação de luz suspensa e uma lâmpada de leitura ou de mesa que ela possa iluminar os livros ou para a tela do computador.

Materiais de estudo

Que materiais de estudo a criança sempre precisa? Tesouras? Uma calculadora? Papel? Tente manter todos os itens úteis em um só lugar para que ela não precise procurá-los sempre, perdendo produtividade.

Usar um calendário, uma lista de tarefas ou algum tipo de planejamento para orientá-lo é uma boa dica.

Organização

Recomende que a criança use caixas, gavetas, organizadores – o então o que ela preferir – para manter suas coisas arrumadas. Pendure um quadro de avisos na parede para ajudar seu filho a manter o controle das datas de trabalhos escolares, provas, assim como outras metas de estudo.


E então, gostou das dicas?

Leia também: 5 dicas para estudar em casa sem se distrair

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.