eSocial – Substituição de 15 Obrigações Fiscais
O eSocial substituirá 15 obrigações fiscais – Veja quais são!
O eSocial é uma obrigatoriedade das empresas no que tange ao envio de informações ao governo.
Sendo o assim, o eSocial substituirá vários sistemas de informação do Governo Federal que serão substituídos pelo eSocial Empresas.
Conforme informações do site oficial do governo, por meio desse canal, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, 15 obrigações:
- GFIP – Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social
- CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados para controlar as admissões e demissões de empregados sob o regime da CLT
- RAIS – Relação Anual de Informações Sociais.
- LRE – Livro de Registro de Empregados
- CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho
- CD – Comunicação de Dispensa
- CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social
- PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
- DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte
- DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais
- QHT – Quadro de Horário de Trabalho
- MANAD – Manual Normativo de Arquivos Digitais
- Folha de pagamento
- GRF – Guia de Recolhimento do FGTS
- GPS – Guia da Previdência Social
Mantenha a sua empresa atualizada
O sistema eSocial foi faseado, sendo dividido por grupos conforme o faturamento das empresas. É importante que a empresa acompanhe o cronograma para se atualizar quanto aos envios. Visto que o cronograma pode ser alterado pelo governo, conforme necessário.
Mantenha a sua empresa atualizada para não perder prazos e facilite a sua rotina, mantendo os envios ao eSocial em dia.