Erros mais comuns na elaboração de um currículo - Notícias Concursos

Erros mais comuns na elaboração de um currículo

Elaborar um bom currículo profissional não é tão simples quanto aparenta. Embora pareça fácil, exige muita atenção e cautela, principalmente por se tratar de um documento formal. O currículo funciona como um cartão de visitas e o modo como as competências serão descritas influencia muito na hora da contratação, pois é também por meio do currículo que os recrutadores avaliam e decidem se o candidato corresponde à vaga ofertada ou não. É por meio das informações descritas ali que é possível traçar o perfil profissional e visualizar as habilidades de trabalho.

Um erro básico ou até uma informação mal esclarecida pode comprometer todo o processo seletivo. Nesse sentido, veja que atitudes você deve evitar na hora da elaboração.

Informações falsas

Em primeiro lugar, dar informações falas é sem dúvidas a falha mais comum entre os candidatos. Muitos se empolgam na descrição de suas habilidades visando chamar atenção dos recusados. Fazer isso, porém, pode trazer sérios problemas futuros. A ética é uma característica muito cobiçada em um profissional de modo que mentir na entrevista geralmente resulta em eliminação. Por isso, seja sempre sincero e coloque apenas informações verdadeiras ou que possam ser comprovadas.

Não seja prolixo

Se estender demais na escrita do currículo é outro erro recorrente. Por mais que você tenha muito a dizer sobre suas características, tente ser breve e objetivo, destacando apenas o que for necessário para a vaga em questão. Um currículo muito grande pode ser visto como algo cansativo por quem vai avaliá-lo. Ser conciso e ter bom senso na hora da escrita é fundamental.

Erros de português

Um fator que costuma comprometer a imagem do candidato são os desvios de escrita e os erros de digitação. O domínio da norma culta da Língua Portuguesa é um requisito básico em qualquer processo seletivo e diz muito sobre as habilidades e competências de um indivíduo. Portanto, esteja atento a o que escreve e também a como escreve na elaboração do seu currículo.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia ainda Unicamp adia em um dia o início das provas da 2ª fase do vestibular de 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?