Ernesto Geisel: Biografia do político e seu governo

Ernesto Geisel foi um militar, político e o 29° presidente da República do Brasil durante o período denominado ditadura militar. Denominado como governo Geisel ele governou o país entre os anos de 1974 e 1979. 

Os governos que fizeram parte do regime militar poderão aparecer em provas de vestibulares e no Enem, por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto! 

Ernesto Geisel: Biografia

Ernesto Beckmann Geisel nasceu em 3 de agosto de 1907, na cidade de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul, filho de alemães. 

Desde cedo Ernesto Geisel estudou em escolas militares no Rio Grande do Sul e mais tarde no Rio de Janeiro, por isso serviu o exército entre 1927 e 1969. 

Em sua família, além de Ernesto Geisel, outros dois irmãos seguiram carreira militar. 

Além disso, no governo Castello Branco, após o golpe militar de 1964, Ernesto Geisel foi nomeado Ministro-Chefe da Casa Militar durante os anos de 1964 e 1967. 

Ademais, Ernesto Geisel também foi presidente da Petrobras entre 1969 e 1973. Ele faleceu em 1996, no Rio de Janeiro por causa de um câncer. 

Principais características do governo Geisel

Ernesto Geisel, tornou-se o quarto presidente da Ditadura Militar no Brasil e comandou o país entre 1974 e 1979. Foi conhecido pela “Linha Dura” do exército brasileiro. 

Durante o seu governo, iniciou-se o processo de redemocratização do Brasil, contudo, seu governo ficou marcado pela redução do crescimento econômico. 

Além disso, no governo Geisel o milagre econômico e o Ato Inconstitucional n°5 foram extintos. 

O governo Geisel criou o segundo “Plano Nacional de Desenvolvimento” e contribui para construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu. 

Algumas medidas do seu governo também foram a anexação da Guanabara ao Rio de Janeiro e o Estado de Mato Grosso dividido em Mato Grosso do Sul. 

Ernesto Geisel também participou da inauguração das primeiras linhas de metrô de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Geisel também buscou estreitar os laços com os chineses, assim como realizou um acordo nuclear com os alemães. 

Por fim, em 1985, seis anos após deixar o cargo de presidente do Brasil, Ernesto Geisel apoiou Tancredo Neves para a presidência da República. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a biografia e governo Geisel?

Não deixe de ler também – Ditadura Militar no Brasil: Resumão do que pode cair no ENEM.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.