Entrevista de emprego: transmita autoconfiança organicamente durante o processo seletivo

Transmita autoconfiança organicamente durante a entrevista de emprego. Confira dicas relevantes para o candidato!

A entrevista de emprego pode ser resolutiva para o candidato, desde que ele não se esconda por conta do nervosismo inerente à situação de avaliação.

Entrevista de emprego: transmita autoconfiança organicamente durante o processo seletivo

Por isso, é relevante para o candidato que adote uma postura positiva e evite ficar aquém do seu potencial profissional. Para isso, é necessário que o candidato procure chegar mais cedo ao local da entrevista de emprego; evite manter os braços cruzados; não desfoque das perguntas feitas durante a entrevista; mantenha contato visual com o condutor do processo de recrutamento e seleção; evite gesticular excessivamente enquanto constrói a sua narrativa; trabalhe sua respiração, dentre outros aspectos relevantes durante uma entrevista de emprego.

A composição de sua narrativa é multifatorial

A sua narrativa deve ser composta por relevantes fatores do seu currículo. Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações que reforcem seus pontos de melhoria e suas realizações em seus empregos anteriores.

Leve soluções para seus pontos fracos de forma natural

Por exemplo, você pode pontuar a sua timidez como um defeito, porém, pode informar ao gestor do processo seletivo que deseja realizar um curso para expandir a sua comunicação, como um curso de teatro.

Fale sobre projetos e implementações de melhorias feitas por você

Por outro lado, você deve falar sobre projetos e implementações de melhorias feitas por você, levando para a entrevista de emprego situações que reforcem sua proatividade; facilidade para lidar com equipes; gestão de pessoas; senso de urgência; comprometimento com metas; análise de dados; relacionamento com o cliente; elaboração de treinamentos, dentre outros aspectos que sejam relevantes ao seu perfil profissional.

Direcione  o seu comportamento por meio de uma narrativa assertiva

Dessa forma, o candidato estará preparado para lidar com diversas perguntas e poderá direcionar o seu comportamento por meio de uma narrativa assertiva e de uma postura que transmita autoconfiança organicamente.

Analise o site da empresa e conheça sua missão, visão e valores

Não menos importante, também é aconselhável ao candidato que analise o site da empresa para que conheça a sua história e saiba um pouco mais sobre sua cultura.

Avalie amplamente a viabilidade da contratação

Dessa forma, o candidato poderá avaliar a viabilidade da contratação; já que essa avaliação deve ser feita por todos os envolvidos no processo seletivo; bem como essa é uma maneira de o candidato se preparar para responder aos questionamentos feitos durante entrevista de emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.