Entrevista de emprego: postura, resiliência e assertividade
A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato se direcionar no mercado de trabalho. Confira dicas adaptáveis!
A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato se direcionar no mercado, considerando a necessidade das empresas em contratar funcionários cada vez mais qualificados e resilientes para lidar com as diversas demandas do mercado atual.
Entrevista de emprego: postura, resiliência e assertividade
É fundamental para o candidato que conceitue a entrevista de emprego como uma apresentação do seu currículo e não como uma maneira de julgamento pessoal; já que ao se sentir julgado o candidato pode adotar uma postura evitativa, criando um ciclo de autossabotagem profissional.
Conheça o seu currículo de maneira aprofundada
Conhecer o seu currículo de maneira aprofundada pode ser fundamental para que o candidato consiga se colocar positivamente durante a entrevista de emprego. Sendo assim, analise sua própria trajetória profissional e fale sobre situações que possam direcionar seus valores profissionais, considerando análises completas.
Leve para a entrevista de emprego situações que falem sobre a sua proatividade
Leve para a entrevista de emprego situações que falem sobre a sua proatividade; senso de urgência; gestão de pessoas; alcance de metas; comprometimento com a empresa; inovação, dentre outros aspectos que sejam relacionados ao seu perfil profissional.
Qualidades, defeitos e resoluções
Por outro lado, é relevante para o candidato que atue de maneira assertiva no que diz respeito aos seus defeitos. Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações negativas e apresente resoluções. Por exemplo, você pode informar que possui algum grau de timidez, porém, pretende realizar um curso de teatro, visto que entende a necessidade de expandir sua comunicação.
Adote uma postura aberta e participativa
Além disso, o candidato também deve adotar uma postura aberta e participativa, evitando manter objetos no seu colo; não mantendo os seus braços cruzados e construindo uma narrativa assertiva de modo orgânico. Por isso, é relevante para o candidato que não gesticule excessivamente, evite atrasos e mantenha contato visual com a gestão do processo seletivo.
O candidato também deve analisar a cultura da empresa
Além dos aspectos relacionados ao seu comportamento e narrativa, o candidato também deve analisar a cultura da empresa. Haja vista que através da análise sobre a missão, visão e valores da organização, é possível entender a compatibilidade da vaga, considerando que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos para que a contratação resulte em uma troca mútua e justa para a objetividade de todos. Portanto, adapte os pontos citados e direcione o seu comportamento de maneira objetiva durante o processo seletivo.