Entrevista de emprego: oportunidade de se colocar positivamente no mercado de trabalho 

A entrevista de emprego é uma oportunidade de se colocar positivamente no mercado de trabalho. Confira algumas dicas!

Uma entrevista de emprego pode ser uma oportunidade para o profissional se colocar positivamente no mercado, bem como, para  quem deseja trocar de emprego.

Entrevista de emprego: oportunidade de se colocar positivamente no mercado de trabalho 

No entanto, conseguir uma colocação – ou uma recolocação – no mercado pode ser um desafio. Visto que muitos profissionais que são comprometidos com os resultados das empresas, não conseguem demonstrar um comportamento assertivo durante uma entrevista de emprego por conta do nervosismo inerente à uma situação de avaliação.

Etapa relevante para uma devida análise do perfil 

Entretanto, é importante que o profissional entenda a entrevista de emprego como uma etapa importante para que haja a devida análise do seu perfil, de modo que a contratação seja viável para o candidato e para a organização. Por isso, o seu comportamento pode direcionar o resultado do processo seletivo.

A construção da sua narrativa e o seu comportamento

É importante que você se atente à maneira como você constrói a sua narrativa, ao seu comportamento através de seus gestos, e também à maneira como você complementa as suas respostas.

Sendo assim, analise o seu próprio currículo, de modo que procure ter uma base sólida para falar sobre situações de maneira integral, quando for questionado sobre suas competências e habilidades.

Foque no seu comportamento  e apresente soluções para pontos negativos 

Além disso, evite cruzar os braços; mantenha contato visual com a pessoa que estiver entrevistando você; fale pausadamente e não gesticule em excesso; bem como acrescente suas respostas de maneira inteligente. 

Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, você pode informar que deseja realizar um curso de teatro para melhorar a sua comunicação. Dessa maneira, você estará levando uma solução para uma situação que pode ser vista como negativa. 

Fale sobre o seu desenvolvimento profissional 

Além disso, quando você falar sobre a sua pretensão salarial é importante que você fale sobre questões que envolvam o seu desenvolvimento profissional, como cursos dos quais você deseja fazer, por exemplo. 

Alinhamento importante entre a empresa e o candidato

Dessa maneira, você estará construindo um alinhamento importante entre a empresa e você, na condição de candidato, para que os objetivos de todos os envolvidos sejam alcançados. Certamente são pequenos pontos que podem fazer uma grande diferença para o resultado de um processo de recrutamento e seleção.

Adapte esses pontos e eleve suas chances de sucesso profissional por meio de um direcionamento assertivo e de uma postura positiva na entrevista de emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.