A entrevista de emprego é um processo que requer direcionamento por parte do candidato, por isso, é fundamental que a ansiedade e o nervosismo não dominem o seu processo.
Entrevista de emprego: o direcionamento do candidato requer análises objetivas
É importante levar para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem o seu potencial profissional de forma objetiva. Sendo assim, fale sobre a sua capacidade de lidar com metas; direcionamento de processos; implementação de sistemas; elaboração de treinamentos; planejamento de carreira; cultura organizacional; elaboração de fluxos; controles de agendas; poder de persuasão em vendas; negociação; cotação e compras; gestão de equipes etc.
Seja resolutivo ao falar sobre um ponto fraco
Equilibrar as informações é muito importante, por isso, ao falar sobre um ponto que requer melhoria, apresente uma solução orgânica. Por exemplo, é possível destacar que possui dificuldades para falar em público, ao passo que é válido ressaltar que deseja realizar algum curso que melhore a sua capacidade de comunicação.
Adote uma postura assertiva e participativa
Além disso, o seu comportamento deve fazer parte de uma narrativa bem construída. Por isso, é aconselhável que o candidato não gesticule excessivamente; evite atrasos; fale de maneira tranquila e se direcione ao profissional de gestão de forma objetiva, mantendo contato visual; bem como seja criativo nas suas respostas.
Caso seja possível, não deixe objetos no seu colo e evite atrasos. Dessa maneira, estará adotando uma postura participativa de forma orgânica, evitando ficar aquém do seu potencial por conta do nervosismo excessivo da situação de avaliação.
Tire suas dúvidas
Geralmente, no final do processo seletivo é cedido ao candidato o espaço para que realize perguntas, sendo assim, pode ser viável utilizar essa oportunidade de maneira planejada. Questione pontos importantes para a sua análise sobre a compatibilidade da vaga, já que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos. Destaque pontos sobre benefícios, atividades exercidas, plano de carreira, cultura da empresa etc.
Analise a trajetória e a cultura da organização de forma ampla
Conhecer o site da empresa também é um ponto de orientação para o candidato, já que através da história da organização é possível entender melhor seus valores e compreender a melhor postura para o seu próprio direcionamento, além de ser um ponto para a sua análise sobre a vaga. Assim sendo, a contratação tende a ser uma parte resolutiva de uma troca genuína entre as partes envolvidas no processo de recrutamento e seleção.