Empregos

Entrevista de emprego: o direcionamento assertivo do candidato na era digital

É muito importante para o candidato na era digital que consiga se colocar positivamente de maneira ativa durante o processo de recrutamento e seleção. Visto que excelentes profissionais podem ficar aquém do seu potencial durante a entrevista de emprego.

Entrevista de emprego: o direcionamento assertivo do candidato na era digital

 É importante conceituar a entrevista de emprego como uma apresentação do seu perfil profissional, e não como uma forma de julgamento, já que esse conceito errôneo pode fazer com que o candidato seja dominado pela ansiedade do momento.

Adote uma postura positiva e participativa

Sendo assim, é aconselhável para o candidato que não cruze os braços e pernas; fale de maneira tranquila; não deixe objetos no colo; tente chegar mais cedo ao local marcado para a entrevista de emprego; tenha cuidado para não interromper o profissional que estiver conduzindo a entrevista; mantenha contato visual com a gestão do processo seletivo; dentre outros aspectos pertinentes a uma postura positiva.

Fale sobre suas vivências e suas capacidades

Além disso, a sua postura deve ser acompanhada por uma narrativa direcionada. Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações concretas que corroborem seus valores profissionais, falando sobre sua criatividade; gestão de pessoas; capacidade de inovação; senso de urgência; comprometimento com metas; pontualidade; gestão de processos; facilidade para elaborar e ministrar treinamentos; trabalho sob pressão; proatividade, dentre outras pontos que sejam realistas quanto ao seu perfil profissional.

Analise o seu currículo de forma objetiva

Dessa maneira, é importante que o candidato conheça de maneira aprofundada o seu próprio currículo para que possa responder de forma assertiva questões sobre seus pontos positivos e também sobre seus pontos negativos.

Apresente soluções para seus pontos fracos

No entanto, ao apresentar um defeito, apresente também uma solução. Por exemplo, é importante que o candidato informe que deseja estudar teatro, ao se colocar como uma pessoa tímida; ou pode informar que está em vias de iniciar um curso de Excel, ao informar que precisa melhorar o seu nível de conhecimento.

A cultura organizacional e seus objetivos

Dessa forma, o candidato demonstra autoconhecimento profissional; o que é muito importante para o mercado de trabalho na era digital. Além dos pontos citados, é importante também que conheça a cultura da empresa.

Sendo assim, visite o site da organização e saiba mais sobre sua trajetória e seus valores. Além disso, poderá se preparar melhor e analisar a compatibilidade da vaga para com seus objetivos profissionais, haja vista que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos no processo seletivo.