Embora não dê para saber exatamente o que o recrutador irá te perguntar numa entrevista de emprego, é possível se preparar considerando as perguntas mais frequentes feitas nos processos seletivos.
Entrevista de emprego: o candidato deve se preparar para perguntas comuns
O candidato precisa se preparar para uma entrevista de emprego. Para isso, estudar as perguntas e as respostas é uma forma dinâmica de se desenvolver e direcionar as respostas para sua realidade, comportamento e possibilidade profissional.
Existem algumas perguntas que sempre aparecem nas entrevistas de emprego e, portanto, se preparar para respondê-las antes do processo seletivo, certamente é uma forma de minimizar a ansiedade e o nervosismo da situação.
Defina qualidades, defeitos e objetivos
Desta forma, pense sobre seus pontos fracos e sobre seus resultados obtidos em empregos anteriores, bem como, defina o que gosta e o que não gosta na sua personalidade.
São muitas as questões que podem ser direcionadas para sua personalidade. No entanto, muitas delas também são direcionadas para a empresa, para a vaga ou para a sua trajetória anterior.
É importante que o candidato defina o motivo pelo qual deseja trabalhar na empresa, o que pretende fazer no seu futuro ou como se vê em alguns anos, por exemplo.
O que te motiva a trocar de emprego no momento atual?
Se estiver trabalhando, prepare-se para a pergunta principal da entrevista de emprego. Já que dificilmente não irá ser questionado sobre o motivo pelo qual deseja deixar seu emprego atual.
Caso tenha ficado por um período sem trabalhar, também deverá responder sobre o motivo pelo qual ficou em casa por um determinado tempo.
Certamente, essas perguntas são particulares em suas respostas, no entanto, muitos candidatos ficam nervosos durante esse tipo de questionamento e acabam não conseguindo responder tais questões. Portanto, pensar sobre essas perguntas é uma maneira prática de diminuir o seu nervosismo.
O que falar sobre longas pausas profissionais?
Se ficou em casa por um determinado período porque teve um bebê e, por isso, optou por cuidar do seu filho. Ou ainda, se esse determinado período se refere à pandemia e, portanto, não conseguiu um emprego Home Office na sua área de atuação, estas são respostas plausíveis e devem ser pensadas pelo candidato antes do processo seletivo, por exemplo.
Cuidado com “pegadinhas”
Existem algumas perguntas que podem ser entendidas como “pegadinhas” por parte da empresa. Por exemplo, quando o entrevistador solicita que cite pontos negativos sobre seu ex-chefe.
É difícil responder um questionamento sobre outra pessoa, principalmente quando essa pessoa tinha um cargo de gestão. No entanto, são pontos sensíveis que devem ser pensados pelo candidato.
Desta forma, pode citar que o seu ex-chefe tinha dificuldades de ouvir a equipe, sendo assim, uma reunião brainstorm pode ser citada com uma solução possível. É muito importante que ao citar uma situação negativa sobre si mesmo ou sobre outra pessoa, apresente uma solução em seguida.
Analise o sentido da pergunta antes de respondê-la
O recrutador pode não fazer a mesma pergunta da maneira apresentada. Entretanto, certamente a pergunta irá ser direcionada para o sentido da questão elaborada. Portanto, primeiramente, pense em respostas verdadeiras e também concretas.
Pois, ao responder algo de maneira vaga, é possível que o recrutador se aprofunde na questão para entender o seu ponto de vista. Assim sendo, neste momento, muitos candidatos podem ser excluídos de um processo seletivo.
Seja objetivo
Portanto, a dica principal é: se prepare para responder às questões da melhor maneira possível, dentro da realidade dos fatos. Nunca fale mal da empresa anterior ou da equipe e tenha clareza sobre seus objetivos atuais.
Certamente, o candidato preparado eleva exponencialmente a sua chance de sucesso ao conseguir se colocar de forma positiva numa entrevista de emprego.