Pode ser um diferencial para um candidato o direcionamento de sua postura durante uma entrevista de emprego quando não se deixa dominar pelo nervosismo e pela ansiedade.
Entrevista de emprego: não se deixe dominar pelo nervosismo durante o processo seletivo
É comum que muitas pessoas fiquem nervosas quando estão sendo avaliadas, e o profissional de recrutamento e seleção está pronto para lidar com esse nervosismo; o que acontece é que dentro dessa vertente muitas pessoas ficam aquém do seu potencial, não demonstrando – minimamente – como são capazes para assumir o cargo em questão. Por isso, o excesso de ansiedade causa um comportamento autossabotador, que pode ser muito prejudicial para o direcionamento de sua carreira em longo prazo.
Tenha uma postura participativa
Sendo assim, é importante que você, na condição de candidato, tenha uma postura participativa durante a entrevista de emprego, evitando demonstrar que não está preparado para a vaga.
Evite cruzar os braços; mantenha contato visual com quem estiver se dirigindo a você; não deixe objetos em seu colo, se for possível. Bem como, pode ser importante que trabalhe a sua respiração, já que esta é uma forma de você diminuir o nervosismo e trabalhar melhor o seu próprio raciocínio.
Demonstre seus resultados de uma forma natural
Dessa forma, você irá conseguir demonstrar seus resultados de uma forma natural e poderá construir uma narrativa assertiva e bem elaborada. Além disso, o foco nas perguntas para que você não fuja das respostas é primordial para que você consiga demonstrar a sua assertividade profissional.
A entrevista de emprego é a única oportunidade para que a empresa faça uma correta avaliação
Dessa forma, você evita que o nervosismo “dite as regras” do seu comportamento durante uma entrevista de emprego, o que pode ser extremamente prejudicial, já que você pode ser um excelente profissional; porém, a entrevista de emprego é a única oportunidade para que a empresa faça essa avaliação.
A viabilidade da vaga deve ser avaliada por todos os envolvidos
Sendo assim, tente demonstrar suas capacidades e avalie você também a viabilidade da vaga para com seus valores pessoais e objetivos profissionais.
A compatibilidade da vaga continua no processo seletivo
Dessa forma, você eleva suas chances de alcançar uma posição profissional em uma empresa que atenda às suas expectativas profissionais; ao passo que você também pode ser o profissional pelo qual a empresa está procurando. Portanto, a compatibilidade da vaga continua no processo seletivo, após a seleção do seu currículo.