Entrevista de emprego: não se deixe dominar pela ansiedade da avaliação - Notícias Concursos

Entrevista de emprego: não se deixe dominar pela ansiedade da avaliação

Não se deixe dominar pela ansiedade da avaliação durante a entrevista de emprego. Veja dicas para o candidato!

A entrevista de emprego é uma etapa necessária para que o candidato se destaque dentro do mercado, considerando o seu objetivo profissional. Por isso, o direcionamento do seu comportamento e de sua narrativa são fatores fundamentais nesse processo.

Entrevista de emprego: não se deixe dominar pela ansiedade da avaliação

O nervosismo do candidato durante o processo seletivo é considerado pelo profissional de recrutamento e seleção. Contudo, quando o profissional se deixa dominar pela ansiedade, ele adota uma postura de autossabotagem profissional que não permite que a avaliação feita pela empresa seja genuína e eficiente.

Direcione o seu comportamento e construa uma narrativa assertiva

Para minimizar esse nervosismo, o candidato deve direcionar o seu comportamento e analisar o seu próprio currículo para direcionar situações que exemplifiquem seus pontos positivos.

Exemplifique seus pontos fortes

Por exemplo, é possível falar sobre sua proatividade; senso de urgência; facilidade para construir o relacionamento entre a marca e o cliente; gestão de pessoas; análise de processos; implementação de sistemas; campanhas motivacionais; controles internos; dentre outros aspectos importantes para que demonstre o seu perfil profissional.

Apresente soluções para seus pontos fracos

Equilibre as informações falando sobre seus pontos fracos de maneira objetiva. Por exemplo, é possível que informe que precisa melhorar o seu grau de conhecimento em um determinado sistema utilizado na sua área profissional. Contudo, é relevante destacar que já está realizando cotações com instituições de ensino específicas.

Adote uma postura participativa e evite gestos excessivos

O seu comportamento deve direcionar a sua narrativa. Por isso, é viável adotar uma postura participativa e orgânica. Sendo assim, não cruze braços e pernas; mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção; fale de maneira calma; não deixe objetos no seu colo; evite interromper o entrevistador. Além disso, seja assertivo nas suas respostas e evite gesticular excessivamente.

Conheça a missão, a visão e os valores da organização

Não menos importante, é viável que o candidato conheço a cultura da empresa, analisando o seu site, já que as informações sobre a visão, missão e valores da marca podem ser fundamentais para que o candidato consiga se direcionar e obter um tipo de orientação indireta sobre sua vestimenta e sobre o que esperar da vaga, caso seja contratado. 

Sendo assim, adapte os apontamentos citados e evite ficar aquém do seu potencial no mercado de trabalho atual, através do direcionamento positivo do seu perfil e da sua postura.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?