Entrevista de emprego: não fique aquém do seu potencial no mercado profissional

A entrevista de emprego deve ser considerada pelo candidato como uma oportunidade de direcionamento de sua postura. Veja dicas!

A entrevista de emprego deve ser considerada pelo candidato como uma oportunidade de direcionamento de seu comportamento e postura, de modo que possa alcançar seus objetivos de carreira em longo prazo.

Entrevista de emprego: não fique aquém do seu potencial no mercado profissional

O conceito da entrevista de emprego como uma forma de julgamento pode fazer com que o candidato fique aquém do seu potencial no mercado. Sendo assim, é necessário que o candidato analise o seu próprio currículo de maneira técnica para que possa destacar situações concretas que reforcem os seus pontos positivos.

Destaque a sua trajetória profissional

Dessa forma, o candidato poderá conceituar a entrevista de emprego como uma apresentação de sua trajetória profissional, evitando ficar aquém do seu potencial no mercado de trabalho atual. É importante para o candidato levar para a entrevista de emprego situações concretas que reforcem seus pontos positivos de modo orgânico.

Fale sobre suas experiências anteriores

Sendo assim, fale sobre sua facilidade para lidar com pressão; alcance de metas; gestão de pessoas; poder de persuasão em vendas; construção do relacionamento entre a marca e o cliente; direcionamento de projetos; capacidade analítica; entre outros aspectos que façam jus ao seu perfil profissional, considerando suas experiências anteriores.

Fale sobre seus pontos negativos de forma resolutiva

Por outro lado, é viável ao candidato equilibrar as informações falando sobre seus apontamentos negativos de maneira resolutiva. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida é importante que o candidato destaque a sua necessidade de estudar teatro.

Ao mesmo tempo em que o candidato pode reforçar que precisa melhorar o seu conhecimento em um determinado sistema, porém, pode informar que já está realizando cotações específicas. Dessa forma, o candidato direciona a entrevista de emprego de modo orgânico.

Adote uma postura assertiva

A sua postura deve acompanhar a sua narrativa. Por isso, é importante que o candidato evite uma postura negativa. Sendo assim, é aconselhável que evite cruzar braços e pernas; mantenha contato visual com a gestão do processo seletivo; não deixe objetos no seu colo; controle o seu tom de voz; seja assertivo em suas respostas, dentre outros fatores.

Avalie os valores envolvidos

Dessa forma, o candidato evita uma postura e autossabotagem profissional e torna viável a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção. Ao passo que também torna genuína a sua própria avaliação sobre a viabilidade da contratação. Haja vista, a necessidade de que a avaliação seja feita de maneira honesta por todos os envolvidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.