Entrevista de emprego: fatores relevantes para o candidato

O direcionamento do candidato na entrevista de emprego é fundamental para o seu sucesso no processo. Confira fatores relevantes!

O direcionamento do candidato na entrevista de emprego é fundamental para o seu sucesso no processo, sendo assim, o correto posicionamento é um diferencial competitivo no mercado de trabalho. 

Dicas para que o candidato obtenha sucesso durante a entrevista de emprego

No entanto, para que o candidato possa alcançar uma posição profissional que seja correlata ao seu potencial, é importante que direcione o seu comportamento e suas ações durante o processo seletivo.

Postura corporal

Primeiramente, é muito importante que o candidato se posicione assertivamente através de sua postura corporal. Todavia, uma postura é composta por diversos fatores, por exemplo, os seus gestos, fala, tom de voz e a construção da sua narrativa.

É importante ressaltar que o seu corpo transmite uma mensagem por meio de sua postura. Por isso, o candidato deve ter atenção à sua linguagem corporal, sendo essa, um conjunto de fatores implícitos em seu comportamento. 

Fatores relevantes para o candidato

Conforme falamos anteriormente, a sua postura é composta por diversos fatores, sendo assim, veja alguns pontos de atenção para que se direcione através da sua postura na entrevista de emprego. 

Dicas para o candidato: 

  • Evite cruzar braços e pernas;
  • Evite gesticular excessivamente;
  • Além disso, evite colocar objetos em seu colo como se estivesse se defendendo;
  • Importante que o candidato faça o devido controle do seu tom de voz;
  • Mantenha contato visual com o seu entrevistador;
  • Tenha um firme aperto de mão;
  • Coloque o seu foco nas respostas;
  • Tenha cuidado para não interromper o selecionador, bem como, os demais participantes em uma entrevista de grupo.

Evite atrasos

Além disso, é importante que evite chegar atrasado ao local da entrevista, sendo esse um ponto de atenção. Pois esse pode ser um fator que aumenta a sua ansiedade, bem como, é um ponto de exclusão para muitas empresas, de acordo com a cultura de cada organização. 

Por isso, é relevante que o candidato chegue com alguns minutos de antecedência, trabalhe a sua respiração e se familiarize com o ambiente. Certamente, essa é uma maneira de se acalmar e se direcionar efetivamente na entrevista de emprego. 

Todavia, em caso de atrasos, avise ao seu contato na empresa e verifique a possibilidade de participar do processo seletivo. Não desista do processo sem que haja essa comunicação, visto que fatores externos não são controláveis e pode ser relevante explicar o ocorrido.

Conheça a cultura da empresa

Por fim, conheça a cultura da empresa, já que se a sua entrevista ocorrer em uma Startup, a situação pede uma vestimenta casual. Todavia, uma empresa tradicionalista requer uma vestimenta formal. 

Por isso, explore o conhecimento sobre a cultura da empresa e aumente suas chances de obter sucesso durante o processo seletivo. Certamente, esses pontos são adaptáveis, porém, são fundamentais para o seu sucesso profissional, sendo assim, se atente a esses pontos e se direcione assertivamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.