Entrevista de emprego: faça uma apresentação assertiva, direcionada e objetiva
Faça uma apresentação assertiva, direcionada e objetiva durante a entrevista de emprego. Confira dicas adaptáveis!
A entrevista de emprego é uma situação que pode elevar a ansiedade do candidato apenas por conta dos desconforto de ser avaliado. Por isso, é importante que o candidato se prepare para direcionar a sua postura durante o processo seletivo de forma orgânica, alcançando o seu potencial, destacando-se profissionalmente.
Entrevista de emprego: faça uma apresentação assertiva, direcionada e objetiva
Na condição de candidato é importante que adote uma postura participativa. Sendo assim, não permaneça com braços cruzados; não deixe objetos no seu colo; mantenha contato visual com o profissional que estiver conduzindo a entrevista; fale de maneira calma e tranquila; evite atrasos e tenha cuidado para não interromper o gestor do processo, ou demais participantes, caso participe de uma entrevista feita em grupo.
Destaque a sua trajetória profissional de forma orgânica
A sua narrativa deve ser baseada em sua experiência profissional, por isso, é importante que você fale sobre situações das quais vivenciou de forma objetiva.
Destaque suas características e resultados anteriores
Sendo assim, fale sobre sua capacidade de gestão de pessoas; acompanhamento de projetos; implementação sistêmica; controles de agendas; pautas e conduções de reuniões; treinamentos; desenvolvimento; implementação de benefícios; construção do relacionamento da marca com o cliente; dentre outros aspectos que sejam relacionados ao seu perfil profissional.
Apresente soluções para seus pontos negativos
Além disso, o candidato também deve saber falar sobre seus pontos que requerem melhorias. No entanto, ao realizar um apontamento negativo, aponte também uma solução.
Você pode falar que se entende com uma pessoa tímida, porém, é importante que você destaque que deseja estudar teatro, por exemplo. Dessa forma, estará demonstrando senso de urgência e capacidade analítica sobre o seu próprio processo pessoal; o que reflete de forma positiva na rotina de trabalho.
Alinhe seu comportamento e sua narrativa
O seu comportamento deve reforçar uma narrativa assertiva. Por isso, é importante que você fale de maneira calma e tranquila, como citado anteriormente; ao passo que também é importante que você chegue mais cedo ao local da entrevista de emprego e trabalhe a sua respiração.
Dessa forma, irá realizar um alinhamento entre os seus objetivos e sua postura, de modo que você consiga se direcionar e não se deixe dominar pelo nervosismo da situação, aproveitando a oportunidade de realizar uma apresentação profissional assertiva.
Não fique aquém do seu potencial profissional
Assim, poderá direcionar o seu objetivo de carreira e o seu comportamento. Ao direcionar suas ações, você não ficará aquém do seu potencial por conta do nervosismo e da ansiedade dentro de uma situação de avaliação.