Entrevista de emprego: direcione o seu comportamento e evite a autossabotagem profissional

Direcione o seu comportamento e evite a autossabotagem profissional durante a entrevista de emprego. Confira dicas para o candidato!

É importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como  uma etapa necessária para que alcance seus objetivos profissionais em longo prazo.

Entrevista de emprego: direcione o seu comportamento e evite a autossabotagem profissional

Ao analisar o seu próprio currículo – na condição de candidato – você diminui a ansiedade da situação de avaliação; o que é primordial para que consiga se colocar positivamente durante o processo seletivo.

Direcione sua postura

A atenção plena ao seu próprio comportamento é um fator que pode ser um diferencial durante a sua postura no decorrer do processo seletivo, já que ao se atentar aos seus gestos e ao seu tom de voz, a tendência é que consiga minimizar o nervosismo e  se fazer mais presente durante a entrevista de emprego.

Destaque a sua trajetória profissional

Leve para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem o seu potencial de forma orgânica, falando sobre a sua capacidade de lidar com metas; senso de urgência; gestão de pessoas; capacidade analítica; implementação de sistemas; controles internos; campanhas motivacionais; elaboração de treinamentos; direcionamento de projetos; otimização de processos, dentre outros aspectos relacionados às suas atividades profissionais anteriores.

Apresente soluções para seus pontos negativos

No que tange aos seus pontos fracos é importante que apresente uma solução para cada ponto que requer melhoria. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa que possui dificuldade para falar em público, é importante destacar que deseja estudar teatro, já que dessa forma estará demonstrando autoconhecimento e autorresponsabilidade.

Direcione o seu comportamento

O seu comportamento requer um direcionamento orgânico, já que através da atenção aos seus gestos irá comportar a sua narrativa de maneira adequada. Sendo assim, não cruze os braços e pernas; fale de maneira tranquila; não deixe objetos no seu colo; mantenha contato visual com o gestor do processo seletivo e controle a sua respiração.

Não fique aquém do seu potencial

Quando o candidato não se prepara minimamente para o processo seletivo, a tendência é que a ansiedade da situação domine o seu comportamento e faça com que fique aquém do seu potencial profissional.

Torne eficiente a avaliação feita pela empresa 

Por isso, o mais importante durante a entrevista de emprego é que consiga se colocar positivamente para que possa interagir de maneira natural, já que o nervosismo pode tornar o seu comportamento ineficiente, fazendo com que a avaliação feita pela empresa não seja genuína. Portanto, faça as adaptações necessárias e evite uma postura de autossabotagem profissional ao se colocar durante o processo seletivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.