Entrevista de emprego em grupo: mantenha o foco na sua postura

Mantenha o foco na sua postura durante uma entrevista de emprego em grupo. Confira algumas dicas relevantes!

Na condição de candidato, você pode participar de uma entrevista de emprego em grupo e conseguir focar na sua narrativa. No entanto, é necessário que você conheça de maneira aprofundada a sua própria trajetória profissional.

Entrevista de emprego em grupo: mantenha o foco na sua postura

Conhecer a sua própria trajetória profissional requer que você avalie o seu currículo de forma aprofundada. Por isso, tenha clareza sobre quais são os pontos fortes de sua carreira e quais são os pontos que você reconhece que requerem melhorias.

Sendo assim, pense sobre suas passagens por seus empregos anteriores e leve para a situação atual relatos que corroborem seus pontos fortes, como o seu senso de urgência; trabalho em equipe; proatividade; comprometimento com metas etc.

Pontos fracos e soluções

Por outro lado, você deve ter clareza sobre quais são seus pontos fracos e resolvê-los prontamente. Por exemplo, pode se colocar como uma pessoa tímida, porém informar que deseja realizar um curso de teatro para melhorar a sua comunicação. Dessa forma, você estará assumindo os seus pontos fracos e apresentando resoluções de maneira construtiva.

Sendo assim, em uma entrevista de emprego feita em grupo, é relevante que você não se guie por narrativas anteriores. Visto que muitas pessoas consideram responder algo muito parecido com o que o candidato anterior respondeu, de modo que se colocam negativamente, ficando aquém do seu potencial.

Personalize sua resposta

É importante que a sua resposta seja correlata ao seu aprendizado; já que, embora todos os presentes sejam pessoas da mesma área de atuação, as suas experiências profissionais não são exatamente iguais.

Por isso, é cabível que o candidato não se guie pelas narrativas dos demais e coloque o seu foco na sua personalidade, de maneira que consiga se posicionar assertivamente durante uma entrevista de emprego coletiva. É importante que o candidato não interrompa os demais participantes ao se lembrar de algo que não foi citado, ou ainda, ao se identificar com a narrativa alheia.

Não conclua o processo por uma percepção momentânea

Além disso, não demonstre insatisfação com outras respostas. Visto que o profissional de recrutamento e seleção está apto para avaliar todos os pontos do processo seletivo. Por isso, não se guie por narrativas anteriores e controle o seu tom de voz. O destaque que muitas pessoas obtêm em uma entrevista de emprego em grupo pode nem sempre ser positivo. 

Portanto, não conclua como definido o processo seletivo, caso você acredite que alguém esteja se destacando por estar falando em um tom de voz muito elevado, ou por estar prolongando a sua resposta. Certamente, esse não é o foco da avaliação de uma entrevista de emprego feita em grupo, por isso, mantenha o foco na sua postura durante a entrevista.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.