Entrevista de emprego: direcione sua postura por meio da assertividade e da objetividade - Notícias Concursos

Entrevista de emprego: direcione sua postura por meio da assertividade e da objetividade

Direcione sua postura por meio da assertividade e da objetividade durante a entrevista de emprego. Confira dicas adaptáveis!

A entrevista de emprego deve ser conceituada como uma forma de apresentação dos pontos principais da carreira do candidato.

Entrevista de emprego: direcione sua postura por meio da assertividade e da objetividade

É comum que o candidato se sinta pressionado pela avaliação feita durante uma entrevista de emprego. Entretanto, quando o candidato se deixa dominar pelo nervosismo, ele corre o risco de alimentar um círculo contraproducente de autossabotagem profissional.

Autoconhecimento profissional

O autoconhecimento profissional é um fator primordial para o direcionamento do candidato durante a entrevista de emprego. Sendo assim, é relevante que o candidato direcione a sua postura por meio da assertividade e da objetividade.

Adote uma postura positiva

Evite cruzar os braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; direcione a sua postura durante a entrevista de emprego. Além disso, é relevante que o candidato procure chegar com antecedência ao local marcado para o processo seletivo; cumprimente a todos os presentes; mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção, dentre outros aspectos que possam direcionar uma postura positiva.

Construa uma narrativa assertiva

Além disso, o candidato deve direcionar o seu comportamento corroborando a sua postura com uma narrativa assertiva. Por isso, é importante que leve para a entrevista de emprego situações concretas que demonstrem seus resultados positivos.

Reforce seus pontos positivos

Sendo assim, fale sobre implementações, projetos, definições, sugestões e dicas dadas por você durante sua passagem pelos seus empregos anteriores.

Leve soluções aos seus pontos fracos

Por outro lado, você deve conhecer os seus pontos fracos para direcioná-los de maneira resolutiva. Por exemplo, é possível que o candidato aponte um defeito, porém, é relevante que também aponte uma solução.

Sendo assim, você pode se colocar como uma pessoa tímida, porém, pode afirmar que irá realizar um curso voltado para a comunicação. Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento profissional, porém, também estará demonstrando a sua capacidade de resolução.

Visite o site da organização e conheça a sua trajetória

Além dos pontos citados, é importante que o candidato visite o site da organização e conheça a sua trajetória. Além disso, também é pertinente que o candidato avalie os valores empresariais para que possa analisar a compatibilidade entre a vaga e seus objetivos no mercado de trabalho atual; considerando que essa avaliação deve ser feita por todos os envolvidos.

Faça adaptações dos pontos citados

Portanto, é importante para o candidato que faça adaptações dos pontos citados e eleve suas chances de sucesso no mercado de trabalho atual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?