A entrevista de emprego é uma situação que requer direcionamento e posicionamento por parte do candidato, considerando que é a oportunidade que a empresa tem para conhecer melhor o seu potencial profissional.
Entrevista de emprego: direcione seus pontos fortes de modo orgânico
Muitos candidatos ficam nervosos durante a avaliação e acabam ficando aquém do seu potencial. Por isso, é importante que tenha atenção aos seus gestos e a sua narrativa, de modo que você consiga direcionar seus pontos fortes e considerar seus pontos fracos durante a elaboração de suas respostas.
Mantenha contato visual com o profissional de recrutamento e seleção
Sendo assim, é cabível para o candidato que evite cruzar braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; tente chegar mais cedo ao local marcado para o processo seletivo; mantenha contato visual com o profissional de recrutamento e seleção e controle o seu tom de voz.
Situações concretas
Além disso, é importante que fale sobre situações que reforcem seus pontos positivos, falando sobre suas vivências anteriores de modo concreto. Sendo assim, fale sobre sua facilidade para lidar com metas e sobre o seu comprometimento com a equipe. Fale sobre sua capacidade analítica; facilidade para elaborar treinamentos; senso de urgência; distribuição de tarefas; gestão de pessoas, dentre outros aspectos relacionados com o seu perfil.
Pontos fracos e soluções
Por outro lado, é relevante que você fale sobre seus pontos fracos, porém, é cabível que apresente uma solução. Por exemplo, você pode falar que possui dificuldades para falar em público. No entanto, pretende realizar algum curso voltado para a sua oratória, de modo que faça uma expansão de sua comunicação. Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento profissional e autorresponsabilidade.
A cultura da empresa
Conhecer a cultura da empresa também é importante para o candidato; já que através do conhecimento sobre a trajetória, missão, visão e valores da instituição, é possível que analise a viabilidade da contratação, considerando suas objetividades profissionais. Haja vista que essa análise precisa ser feita por todos os envolvidos; já que a contratação deve ser uma troca justa e mútua de colaboração e crescimento.
É relevante que conheça a trajetória da empresa
Sendo assim, é relevante que conheça a trajetória da empresa; ao passo que esse conhecimento poderá te ajudar a responder as perguntas feitas durante a entrevista de emprego. Portanto, é relevante que faça as devidas adaptações e direcione seu comportamento para que você não adote uma postura de autossabotagem profissional ao se deixar dominar pela ansiedade.