Uma entrevista de emprego é uma oportunidade para que o candidato consiga uma colocação positiva no mercado de trabalho. Por conta disso, muitas pessoas se deixam dominar pelo nervosismo inerente à uma situação de avaliação.
Entrevista de emprego: dicas para que tenha uma postura participativa e natural
Entretanto, é necessário que o candidato consiga se posicionar para que possa demonstrar suas habilidades sociocomportamentais a sua competência profissional, de modo que torne a avaliação sobre a compatibilidade de perfil dele com a vaga um processo justo. Pois, ao ficar aquém de todo o seu potencial, o candidato pode adotar um comportamento autossabotador.
Demonstre autoconhecimento
Sendo assim, é importante que demonstre autoconhecimento, refletindo os seus pontos fortes, bem como, obtendo clareza sobre quais são os seus pontos que requerem melhoria. Além disso, saber definir suas metas pessoais e seus objetivos profissionais pode ser algo bastante resolutivo para o candidato no processo seletivo.
Defina suas competências
É importante definir suas competências através de suas características por meio de sua narrativa. Isso significa que é relevante que você leve para a entrevista de emprego situações concretas, das quais você pode falar sobre sua criatividade, senso de urgência e trabalho em equipe, por exemplo.
O comportamento do candidato durante uma entrevista de emprego é avaliado juntamente com outros pontos relacionados à vaga, como a cultura da empresa e a sua narrativa.
Postura positiva e natural
Por isso, é importante que tenha uma postura positiva, porém, deve agir de maneira natural. Sendo assim, procure entender melhor como funciona a empresa e saiba qual é a sua missão, visão e seus valores. Além disso, evite cruzar braços e pernas, mantenha contato visual com o seu entrevistador e não gesticule excessivamente.
O seu objetivo deve ser claro
O seu objetivo deve ser claro. Visto que a entrevista de emprego é uma maneira de explorar os pontos fortes do seu currículo. Por isso, é importante que você reforce os seus objetivos falando sobre cursos de especialização, dentre outros pontos que podem ser relevantes dentro da sua área de atuação. Dessa maneira, você estará construindo uma narrativa sólida baseada em sua trajetória profissional através de uma postura participativa.
Não se deixe dominar pelo nervosismo
Assim sendo, você não se deixará dominar pelo nervosismo e poderá ser avaliado de forma mais genuína, bem como, a entrevista de emprego também é uma oportunidade para que o candidato não saia da entrevista com dúvidas. Portanto, você também deve avaliar a proposta da empresa, já que essa avaliação deve ser feita por todos os envolvidos no processo seletivo.