Entrevista de emprego: dicas para que o candidato não adote uma postura negativa

Entrevista de emprego: dicas para que o candidato não adote uma postura negativa

Confira algumas dicas para que o candidato não adote uma postura negativa durante uma entrevista de emprego. Veja mais!

É possível que você alcance um resultado assertivo durante a entrevista de emprego ao conceituar o processo seletivo como uma apresentação dos pontos atrativos do seu currículo.

Entrevista de emprego: dicas para que o candidato não adote uma postura negativa

De forma geral, é comum que o candidato fique nervoso durante uma entrevista de emprego. Entretanto, é necessário que ele não deixe esse nervosismo dominar o seu comportamento, fazendo com que adote uma postura negativa, ficando aquém do seu potencial no mercado de trabalho atual.

O profissional de recrutamento e seleção considera o nervosismo como um fator comum durante o processo seletivo. Por isso, o candidato não é desclassificado durante a entrevista de emprego por demonstrar alguns pontos de ansiedade.

Evite adotar um comportamento autossabotador

Entretanto, quando esse nervosismo esconde a sua capacidade, o candidato cria um processo negativo através de um comportamento autossabotador. É relevante que, enquanto candidato, você direcione a sua postura de forma positiva, de modo que possa apresentar os pontos principais do seu currículo de maneira orgânica.

A postura do candidato é multifatorial

Sendo assim, procure chegar mais cedo ao local da entrevista de emprego e cumprimente a todos os presentes de maneira calma e tranquila Além disso, é importante que não mantenha os braços cruzados e não gesticule excessivamente durante a sua narrativa. Manter contato visual com o profissional de recrutamento e seleção também pode ser válido para que você demonstre autoconfiança durante a entrevista de emprego.

A construção da sua narrativa

Além disso, a construção da sua narrativa deve considerar os pontos fortes de sua trajetória profissional. Sendo assim, leve situações concretas que demonstrem seus resultados diretos e indiretos durante sua passagem por seus empregos anteriores.

Pontos fortes e fracos

Por exemplo, você pode falar sobre situações das quais você participou com ideias, sugestões e implementações. Por outro lado, é importante que você fale sobre pontos negativos que requerem melhorias.

Entretanto, é aconselhável que o candidato sempre leve uma solução para cada defeito apontado. Por exemplo, você pode se colocar como uma pessoa tímida. Porém, deve ressaltar que deseja realizar algum curso voltado para melhorar a sua expressão e comunicação.

A cultura da empresa

Além dos pontos citados, conhecer a cultura da empresa pode ser relevante para o candidato; já que através do conhecimento sobre a trajetória e os valores empresariais é possível direcionar respostas. A cultura da empresa também permite ao candidato avaliar a viabilidade da contratação, considerando que essa análise é inerente a todos os envolvidos durante uma entrevista de emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.