Entrevista de emprego: dicas para o direcionamento de sua carreira profissional
A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade de direcionamento de sua carreira profissional. Veja dicas!
A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade de direcionamento de sua carreira profissional e não como julgamento de sua personalidade.
Entrevista de emprego: dicas para o direcionamento de sua carreira profissional
O conceito da entrevista de emprego como uma espécie de julgamento de sua personalidade pode ser extremamente prejudicial para o candidato. Por isso, é necessário entender a entrevista de emprego como uma forma de explorar positivamente o seu currículo. É viável que o candidato estude o seu próprio currículo de maneira aprofundada, considerando seus pontos fortes para direcionar a sua experiência profissional.
Destaque a sua trajetória profissional
Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações concretas que reforcem o seu senso de urgência; capacidade analítica; criatividade; facilidade para gerir pessoas; acompanhamento de projetos; implementação sistêmica; controles internos; condução de reuniões; elaboração de treinamentos, dentre outros aspectos relacionados às suas experiências profissionais anteriores.
Apresente soluções para seus pontos fracos
O equilíbrio das informações é de extrema relevância durante a entrevista de emprego. Por isso, é importante que contorne situações negativas quando for citar defeitos. Por exemplo, é possível se colocar com uma pessoa tímida, no entanto, é relevante destacar que deseja realizar um curso voltado para a expansão de sua oratória.
Dessa forma, estará demonstrando autorresponsabilidade profissional, autoconhecimento e outros valores analisados durante a entrevista de emprego de forma indireta.
Adote uma postura assertiva e participativa
A sua postura deve comportar a sua narrativa. Sendo assim, adote uma postura participativa e dinâmica de forma orgânica. Evite cruzar braços e pernas; fale de maneira controlada; mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo seletivo.
Trabalhe a sua respiração e minimize o nervosismo da avaliação
Além disso, é relevante que tente chegar mais cedo ao local da entrevista de emprego para se familiarizar com o ambiente e trabalhar e a sua respiração, já que são fatores que impactam positivamente a sua narrativa e podem ser primordiais para minimizar a ansiedade da situação de avaliação.
Demonstre resiliência de forma orgânica
Dessa forma, na condição de candidato, estará reforçando seus pontos fortes e assumindo seus pontos fracos; o que é muito importante para uma empresa no mercado atual, considerando a urgência do mercado por profissionais resilientes e capacitados.
Portanto, é relevante que faça adaptações dos pontos citados e não fique aquém do seu potencial no mercado de trabalho atual por causa da ansiedade de ser avaliado, assim evitando uma postura de autossabotagem profissional.