Entrevista de emprego: dicas para o candidato direcionar a sua narrativa de forma orgânica

A entrevista de emprego é uma etapa necessária para que o candidato alcance o seu potencial profissional. Confira dicas adaptáveis!

A entrevista de emprego é uma etapa necessária para que o candidato alcance o seu potencial profissional dentro do mercado de trabalho atual. Por isso, é importante que o candidato direcione o seu comportamento e a sua narrativa de forma orgânica.

Entrevista de emprego: dicas para o candidato direcionar a sua narrativa de forma orgânica

É importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma apresentação de sua trajetória profissional, e não como um julgamento de sua personalidade. Haja vista, a ansiedade elevada que é causada por uma situação de avaliação.

Quando o candidato conceitua a entrevista de emprego como uma maneira de se sentir julgado, ele pode adotar uma postura de autossabotagem profissional, direcionando negativamente o seu comportamento. Por isso, ao conceituar entrevista de emprego da maneira correta, o candidato tende a se colocar de maneira positiva e orgânica durante o processo seletivo.

Adote uma postura assertiva e participativa

A postura do candidato deve ser acessível e direcionada. Sendo assim, não cruze os braços e pernas, não deixe objetos no seu colo, mantenha contato visual com o profissional que conduz a entrevista.

Caso seja possível, tente chegar ao local da entrevista de emprego com um pouco de antecedência, se familiarize com o ambiente e trabalhe a sua respiração, dentre outros aspectos podem te ajudar a direcionar o seu comportamento.

A sua narrativa deve ser composta de fatores diversos e dinâmicos. Sendo assim, leve situações concretas para a entrevista de emprego que exemplifiquem seus pontos fortes.

Destaque situações profissionais anteriores

Por exemplo, fale sobre sua capacidade de gerir equipes; comprometimento com metas; poder de persuasão em vendas; capacidade analítica; facilidade para construir a relação entre a empresa e o cliente; senso de urgência; elaboração de treinamentos; dentre outros aspectos que estejam relacionados ao seu perfil profissional.

Fale sobre seus pontos negativos de forma resolutiva

Equilibre as informações falando sobre seus pontos negativos de maneira resolutiva. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, destaque que deseja estudar teatro. Ou ainda, ao informar que precisa melhorar o seu conhecimento técnico, exemplifique um sistema dentro da sua área, ao passo que é importante que informe que já está realizando cotações específicas.

Dessa forma, na condição de candidato, estará demonstrando autoconhecimento profissional. Certamente, é relevante que o candidato se coloque positivamente para que possa avaliar a viabilidade da contratação, tal como será avaliado;  já que é importante que a contratação seja uma troca mútua e genuína para todos os envolvidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.