Entrevista de emprego: dicas para direcionar o seu comportamento e a sua narrativa

Entrevista de emprego: dicas para direcionar o seu comportamento e a sua narrativa

Direcione o seu comportamento e a sua narrativa durante a entrevista de emprego. Confira dicas relevantes e adaptáveis!

É necessário que o candidato se prepare para a entrevista de emprego de maneira ampla, considerando o seu comportamento e a construção da sua narrativa. 

Entrevista de emprego: dicas para direcionar o seu comportamento e a sua narrativa

A entrevista de emprego é uma situação de avaliação importante para que o candidato consiga demonstrar seu potencial profissional e reforçar suas habilidades comportamentais.

Evite uma postura de autossabotagem profissional

Entretanto, quando o nervosismo domina o comportamento do candidato, ele fica aquém do seu potencial adotando uma postura de autossabotagem profissional.

Adote uma postura positiva e construa uma narrativa baseada em fatos 

Por isso, é importante que – enquanto candidato – você adote uma postura positiva e construa uma narrativa baseada em fatos relevantes de sua trajetória profissional até o momento.

Considere situações concretas

Analise o seu próprio currículo de maneira objetiva, considerando situações concretas que possam ser levadas para a entrevista de emprego. Fale sobre proatividade; gestão de equipe; acompanhamento de projetos; inovação; ideias; alcance de metas; sugestões e implementações feitas por você considerando sua passagem por seus empregos anteriores.

Conheça seus pontos fracos

Além disso, é importante que você conheça seus pontos fracos para que você possa apresentá-los de maneira resolutiva. Por exemplo, é possível informar que precisa elevar o seu nível de conhecimento sobre um determinado sistema. Porém, é importante ressaltar que já está realizando uma cotação com uma determinada instituição para que você possa realizar o curso.

Adote uma postura positiva e evite comportamentos ansiosos

Além disso, você também deve adotar uma postura que corrobore seus valores, juntamente com a construção assertiva da sua narrativa. Sendo assim, evite uma postura fechada e ansiosa. Para isso, é importante que você não cruze os braços; mantenha contato visual com o gestor do processo de recrutamento e seleção; fale de maneira calma e tranquila; direcione a sua narrativa de acordo com a pergunta feita, para que você não fale excessivamente. Ademais, é importante que não gesticule excessivamente e não deixe bolsas e mochilas no seu colo durante a entrevista de emprego.

Autocontrole e autoconhecimento profissional

Dessa forma, você estará demonstrando autocontrole e autoconhecimento profissional; o que é primordial para uma avaliação feita durante o processo seletivo.

A objetividade é um fator primordial para que o candidato se destaque 

Sendo assim, adapte essas dicas e direcione a sua postura para que alcance seus objetivos no mercado de trabalho atual. Haja vista que a objetividade é um fator primordial para que o candidato se destaque organicamente. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.